Freios ABS e Airbags obrigatórios

Profissionais explicam o que muda com a nova exigência, vigente desde o dia 1º de janeiro

Segundo especialistas, os itens darão uma maior segurança aos motoristas, evitando o número de acidentes

Desde quarta-feira, 1º de janeiro, todos os carros fabricados no Brasil estão obrigados a saírem de fábrica com airbags e freios ABS. A medida vale para os veículos zero quilômetros fabricados a partir de 2014. A circulação de carros de outros anos que não tenham os equipamentos continua permitida.

Automóveis novos deverão sair de fábrica com airbag duplo frontal (para o motorista e para o ocupante do banco da frente) e o sistema de freios ABS, que evita o travamento das rodas em frenagem mais brusca. Esses itens não poderão ser vendidos como opcionais, quando se paga uma quantia a mais para tê-los. Podem ser vendidos à parte outros tipos de airbag, como, por exemplo, os que protegem os passageiros do banco de trás.

Gabriel Garcia, gerente da Terrasul

As concessionárias já vinham se preparando para a nova regra. Essa obrigatoriedade dos equipamentos, por consequência, aumenta ainda mais os preços dos veículos comercializados no País. No entanto, para Gabriel Garcia, gerente da Tterrasul, esse acréscimo não terá impacto nas vendas. “A adição deve ser algo em torno de mil a mil e quinhentos reais, incluindo airbag, ABS e a alta do IPI”. O gerente esclarece que aos veículos que já vinham com esses equipamentos será acrescido apenas o aumento do IPI.

O principal objetivo da nova lei de adequação é a diminuição do número de acidentes de trânsito no Brasil. Segundo Gabriel, nem sempre o cliente está preocupado com a segurança. “O cliente procurava muito mais o som, rodas e aerofólio, ou seja, elementos estéticos, do que a segurança, onde o airbag e o freio ABS são dois elementos fundamentais”. 

Qual o diferencial do freio ABS?
O ABS evita que as rodas travem em uma freada brusca, e permite que o motorista continue no controle do carro. Na verdade, o ABS (Antilock Braking System, “Sistema de Freio Antitravamento”, em português) é um sistema que controla freios comuns. Ao se deparar de repente com um obstáculo no meio da rua, o instinto do motorista é enfiar o pé no freio bruscamente. Nos carros sem ABS, isso faz com que o veículo, mesmo com as rodas paradas, comece a derrapar, arrastando-se sem o domínio do motorista. Já o ABS simula o comportamento de um motorista experiente. Para Guilherme Picher, gerente de pós-venda da Tterrasul, a principal vantagem do Freio ABS é a segurança que ele garante ao motorista durante o seu trajeto.

 

Pode-se optar entre freio ABS ou covencional?

Todos os carros produzidos deverão ter os equipamentos, ou seja, carros novos sempre possuirão o ABS. Porém, caso esse sistema falhe, o sistema de freios convencional entra em funcionamento, como salienta Rodrigo. “A função dos freios é para dar mais segurança à frenagem: caso haja algum problema eletrônico do sistema ABS, os freios convencionais seguem funcionando normalmente”, explica.

Como funciona o AirBag?

Rodrigo Pereira, mecânico e professor do SENAI, e Guilherme Picher, gerente de pós-venda da Terrasul

Airbags são bolsas que inflam rapidamente em caso de acidentes, protegendo cabeça e toráx dos passageiros contra impactos em partes do veículo e entre os próprios ocupantes. O mecânico e professor do SENAI, Rodrigo Pereira, explica que o sistema funciona a partir da variação brusca da velocidade, gerada pelo impacto. “O impacto de uma batida gera uma desaceleração grande, isso que aciona o sensor”, esclarece.

 

 

 

 

 

O fim da Kombi

O veículo deixou de ser produzido devido à nova obrigatoriedade de freios ABS e AirBags

A Kombi Last Edition

A Volkswagen fabricou, no dia 19 de dezembro de 2013, o que deve ser a última Kombi do mundo, conforme confirmava uma semana antes da produção, a marca alemã. O utilitário chegou ao Brasil primeiro como importado, em 1950, e em 1953 passou a ser montado no País.

O fim da Kombi, que aconteceu por conta da lei que obriga que todo o carro nacional já saia da fábrica com ABS e airbag, foi anunciada em agosto.

A versão Last Edition foi anunciada em agosto para celebrar o fim de uma história de 63 anos que chega ao fim. Os 1.200 exemplares da série especial têm placa de identificação, acabamento interno diferenciado e exclusiva combinação de cores em azul e branco.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.