Concurso vai escolher projeto arquitetônico para Campus Livramento

A participação é exclusiva para pessoas jurídicas (empresas), que deverão ter um responsável técnico arquiteto e urbanista

Considerado um dos campus mais importantes da Unipampa, o prédio em Livramento deverá passar por reformas

Instalado no prédio que pertenceu ao antigo Colégio Marista, o Campus Sant’Ana do Livramento da Universidade Federal do Pampa – Unipampa se encontra em uma situação especial. Se por um lado ocupa um espaço físico com tradição no ensino e grande valor histórico, a própria condição de marca especial no relevo santanense aumenta a complexidade das reformas e adaptações necessárias.

A adaptação das instalações ganha novo passo com o Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para Elaboração de Projeto Arquitetônico do Anexo do Campus Sant’Ana do Livramento da Universidade Federal do Pampa, que terá como objetivo selecionar o estudo preliminar mais adequado. A empresa vencedora deste concurso assinará contrato para desenvolver projeto executivo completo, que servirá de base para que a Universidade licite a construção de um anexo que deverá ter uma área de aproximadamente 3.800 m², expandindo a área física útil para a comunidade acadêmica. 

Concurso nacional vai selecionar proposta de ampliação do edifício histórico

O Concurso Nacional já foi lançado pela Universidade, com premiação de R$ 20 mil para o primeiro colocado, além da assinatura de um contrato para desenvolver o projeto executivo completo, orçado em R$ 340 mil. A Comissão Organizadora do Concurso é composta pelas arquitetas e urbanistas Carina Ebert Hamm Oliveira e Helena Lisbôa Magalhães, da Pró-Reitoria de Obras e Manutenção (PROM) e pelo professor Ariel Behr, do Campus Sant’Ana do Livramento, e é responsável pelo processo. Outros detalhes podem ser conferidos na página de documentos do Concurso.

Ampliação dará mais espaço para setores administrativos

Após a ampliação estar concluída, novos espaços vão ser ocupados pela estrutura administrativa (como coordenação, laboratórios, auditório e cantina, por exemplo), liberando mais salas para as atividades de ensino. “A estrutura atual do prédio do Campus, vindo a ampliação, será modificada para atender às nossas necessidades educacionais, e a principal delas é salas de aula. Com isto, deslocam- -se os setores administrativos, biblioteca, por exemplo, para os espaços novos”, adianta a diretora do Campus Livramento, professora Daniela Vanila Nakalski Benetti.

As atividades no Campus começaram em 2006, quando o curso de Administração foi implantado, com uma turma no diurno e outro no noturno. “O prédio da antiga escola Marista tinha sido cedido pela Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento. No início de 2007, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) adquiriu o prédio, onde hoje funciona a Universidade”, explica a diretora. O edifício foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Estadual (IPHAE) e sua construção se deu em diversas etapas, a primeira delas concluída em 1908, e a última em 1999, de acordo com o histórico apresentado na documentação do concurso.

Participação

A participação no Concurso é exclusiva para pessoas jurídicas (empresas), que deverão ter um responsável técnico arquiteto e urbanista, em situação regular perante o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), residente e domiciliado no Brasil, em pleno gozo dos direitos profissionais e em dia com suas obrigações fiscais. O envio de propostas pode ser feito até as 10h do dia 16 de outubro de 2011. O envio dos documentos só poderá ser feito pessoalmente ou através dos Correios com AR recebido pela Comissão Especial de Licitações – Unipampa até o início da Abertura das Propostas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.