Enfim, revelado o segredo de um tetracampeão

Valmir Souza foi um dos grandes destaques de competição na capital

Valmir com troféu de tetracampeão 2012 e de vice 2013

“Todo muito tenta, mas só Souza pode ser penta!”. Estas foram as palavras nada modestas proferidas pelo, até então, tetracampeão estadual de xadrez absoluto nos jogos comerciários, Valmir Souza, ao chegar à suntuosa sede campestre de atividades do SESC, em Porto Alegre, para disputa da grande final, onde ostentava o glamour de grande favorito e porque não dizer, imbatível.

Após ter conquistado o título de campeão nas fases classificatórias, municipal e regional, era uma questão de tempo e, acima de tudo, paciência.

Dois dias na capital gaúcha

O regime era de internato. Cada jogador concentrado em seu respectivo alojamento. Um verdadeiro tratamento VIP. Tudo conspirava para que Valmir trouxesse o quinto troféu de primeiro lugar consecutivo.

Quatro rodadas e todas com vitórias. Realmente, Valmir nunca teve tão inspirado. Ótima forma. Tanto mental, quanto fisicamente. O título era uma questão iminente.

Finalmente, anunciaram a quinta rodada. Jogando no comando das peças negras – seu forte, uma vez que Souza é conhecido no meio enxadrístico como grande estrategista e de contra ataques fulminantes – Valmir veio conferir quem seria sua próxima vítima. Dito e feito. Seu oponente era um velho e conhecido freguês de caderninho. Outrora já jogara com ele nas edições anteriores da Olimpíada Comerciaria e em todas ganhou por larga vantagem.

Conferiu sua pontuação e constatou que um simples empate seria suficiente para trazer o caneco de campeão. Até porque ele era o único a ter vencido as quatro partidas até aquele momento e seu contendor tinha apenas três pontos. Confiante, Valmir foi à luta. Partida marrenta. Fechada. Deixando apenas breves lacunas para um ou quiçá dois ataques que culminariam com xeque-mate e, por consequência, mais uma vitória.

Porém, o que ele não supunha era o fato de que suas partidas haviam sido exaustivamente estudadas e seu adversário encontrado um antídoto para este jogo venenoso de Valmir. Resolveu adotar a mesma tática e começou a utilizar da paciência. Valmir, confiante e seguro que estava, nem percebeu essa tática. Foi aos poucos sucumbindo aos caprichos de seu adversário e, após um sacrifício de Bispo na captura de um peão e culminando em um xeque – a Dama do Valmir foi capturada limpinha, como se diz no jargão do xadrez e Valmir, depois de muitos anos, provou o amargo sabor de uma derrota.

Desta forma, os dois foram os únicos a conquistarem quatro pontos em cinco disputados. Tecnicamente, ambos foram campeões, mas no xadrez, a exemplo de outros esportes, existem critérios de desempates. E foi em um deles que – buchols totais, que consiste em assimilar para si todos os pontos de seus adversários independente do resultado, que Valmir foi declarado campeão em segundo plano, tendo que se contentar em trazer para sua galeria seu primeiro troféu de vice-campeão.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.