A RENÚNCIA DOS MENSALEIROS

Os quatros deputados condenados por envolvimento com o mensalão ainda gozam de suas prerrogativas parlamentares, mas há um movimento na Câmara para que os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), tão logo tenham suas prisões decretadas renunciem a seus mandatos.

A exceção, por enquanto, fica com José Genoino (PT-SP) que não foi pressionado por que está com um pedido de aposentadoria sobre a Mesa da Câmara e há silencioso respeito pelo seu estado de saúde. O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), no entanto, garante que só leva a discussão sobre a cassação dos mensaleiros quando houver votação aberta.

A pressa para a Câmara examinar a questão dos mensaleiros se deve a eleição do ano que vem e nenhum deputado quer passar pelo interrogatório natural de seus eleitores, especialmente aqueles que não tiveram envolvimento com o mensalão, mas que estão numa espécie de vala comum com seus colegas trambiqueiros e condenados pelo STF.

Quem vai decidir mesmo a situação dos quatro parlamentares mensaleiros é a aprovação da proposta de votação aberta pelo plenário e o presidente Henrique Alves também se empenha para que tudo termine antes do recesso parlamentar.

Os deputados federais não querem saber do mensalão. Se a discussão for para a campanha eleitoral de 2014 que seja no campo das eleições majoritárias – para presidente, governadores e senadores. Mas só eles poderão sair desse constrangimento levando para o plenário o fim da votação secreta para todos os assuntos.

JEFFERSON E SUA PRISÃO

”Esta manhã – nesta segunda-feira – eu conversei com os jornalistas que aguardam a decisão da Justiça na porta de minha casa. Perguntado sobre a situação do deputado José Genoino, disse: “Não tem prisão honrosa, não acho que exista prisão boa. Se for regime fechado, semiaberto, domiciliar, não importa.”

TODA PRISÃO É DESONROSA

“Toda a prisão é desonrosa, põe o homem de joelhos, faz dele um zumbi, sem alma. Você imagina ter sua vida decidida de fora para dentro o tempo todo, por ação e vontade de burocratas? Não vejo nenhum privilégio para o Genoino. Ele está sofrendo, não é mais um homem jovem”. (Do blog de Roberto Jefferson)

INGRATIDÃO

Pessoas chegadas ao ex-presidente Lula dizem que ele não esconde mais a sua insatisfação com o Joaquim Barbosa. Lula tem confidenciado a amigos que se arrepende muito de ter indicado Barbosa para o STF.

VÍCIO PETISTA

Talvez Lula tenha imaginado que Joaquim Barbosa iria ser um militante petista com a toda de ministro do STF…

ZÉ DIRCEU

Só faltava essa: José Dirceu tem se queixado da falta de um telefone celular no Presídio da Papuda. Se Dirceu estivesse no meio dos presidiários comuns, talvez fosse mais fácil de conseguir um aparelho.

MEDALHA CASSADA?

No meio militar há quem considere a possibilidade de cassação da Medalha do Pacificador concedida pelo Exército para José Genoino. O decreto que estabelece a comenda diz que o condecorado poderá ter sua medalha cassado caso seja condenado na Justiça por crime ou atentado ao erário público.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.