Farsul e entidades contestam criação do Fundoleite

O Projeto de Lei que cria o Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite (Fundoleite), que tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa, está sendo contestado pela Farsul, entidades do setor e produtores rurais. O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, pediu novamente ao governador Tarso Genro, em audiência na última terça-feira, 12, a retirada do regime de urgência do projeto. Sperotto já havia feito pedido semelhante em junho deste ano.

Um dos motivos para a contestação da criação do fundo apontado pelo presidente da Comissão do Leite da Farsul e vice-presidente do Conseleite, Jorge Rodrigues, é a criação de um novo tributo que irá onerar ainda mais a cadeia. “A criação deste fundo nos deixará em uma situação difícil de competição com as indústrias de outros estados, além de refletir no preço do leite gaúcho”, acrescenta Rodrigues.

Na opinião do dirigente a criação do Fundoleite é desnecessária, já que o setor dispõem de dois fundos, o Fundesa (fundo privado) e o Fesa (fundo público). “O Fundesa tem recursos e pode desenvolver as ações propostas no projeto deste novo fundo”, argumenta.

O Conseleite emitiu na quarta-feira, 13, nota informando os motivos da contestação do projeto. Entre os pontos destacados, o conselho questiona a não criação do Centro de Inteligência do Leite, proposta encaminhada ao governo.

Segundo Jorge Rodrigues, o centro seria responsável pelo desenvolver de programas e pesquisas para a cadeia. Fazem parte do Conseleite a Farsul, Fetag-RS, Fecoagro, Sindilat-RS e associações de raças leiteiras.

Prodeleite

Em ralação ao Projeto de Lei que cria o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite (Prodeleite) a entidade esclarece na nota que o projeto não foi discutido com a cadeia. Ontem, 14, a Farsul e as entidades que fazem parte do Conseleite participam de audiência pública da Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa que vai debater o Fundoleite e o PL 281/2013. Também participam outras entidades da cadeia produtiva do leite.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.