UBS vira realidade

Prefeito Glauber Lima assina ordem de início das obras

Secretário de Planejamento, Fábio Peres, engenheiro Carlos Enrique Civeira, prefeito Glauber Lima – assinando o despacho – e a servidora Nara Har

Sempre procurando dar uma atenção especial à saúde, o prefeito Glauber Gularte Lima assinou, na tarde de ontem, a ordem do início de obra da Unidade Básica de Saúde Divisa, que será localizada na rua Joaquim da Costa Vargas. A obra tem 336,40 m² e será construída pela empresa Bannura e Civeira Ltda.

O prefeito Glauber Gularte Lima ressaltou a importância da construção de mais uma UBS no município.

“São unidades como essas que terão equipes da Estratégia de Família atuando na prevenção de doenças junto às famílias, e que trabalharão levando orientação sobre prevenção de doenças. Queremos investir na prevenção, porque isso, com certeza, oportunizará qualidade de vida ao nosso povo” – comentou.

O valor contratado é de R$ 611.556,23, provenientes do Governo Federal. A empresa vencedora da licitação para a construção das obras terá um ano para entregar o prédio público à Prefeitura. A construção da obra foi considerada pela secretária Natalia Steinbrenner como uma importante ação. “O nosso governo está pensando a cidade de forma integrada, olhando com atenção para a saúde. Sabemos das dificuldades, mas estamos trabalhando com afinco para sanar todos os problemas existentes” – ressaltou. O prefeito também comentou que foi constatado que nas regiões onde existem UBS funcionando a qualidade de vida dos moradores melhora consideravelmente.

A unidade terá quase 400 metros quadrados e contará com seis consultórios, uma farmácia, sala de espera e recepção, uma de acolhimento, uma de inalação, uma sala de curativo, sala de coleta de materiais, sala de vacina, consultório odontológico, sala de esterilização, expurgo, sala de reuniões, sala para coordenação, uma cozinha e uma lavanderia.

Durante a assinatura da ordem de serviço, o Prefeito disse que, ao longo dos quatro anos de sua gestão, pretende entregar mais unidades de saúde e serviços reestruturados. “Neste início de gestão, já conseguimos duas novas ambulâncias, no próximo mês estaremos entregando à comunidade a UBS do Armour, reformamos e ampliamos a UBS da Tabatinga, estamos terminando as obras da construção da UBS Santa Rosa, contratamos novos profissionais da saúde, sendo que 5 destes são médicos do programa Mais Médicos. Para o ano que vem, investiremos mais de 20% de todo o orçamento em saúde. Pretendemos entregar para os santanenses a cidade e os serviços de qualidade que eles merecem”, disse Glauber. A intenção é atender, de forma tranquila, a população do entorno”. Queremos constituir equipes que prestem os serviços às comunidades, procurando, constantemente, uma saúde preventiva, o controle da hipertensão, da diabetes, onde as consultas agendadas sejam realizadas com calma e qualidade pela equipe de cada região”, explicou Glauber Lima.

UBS

De acordo com a Portaria 2.488, do Ministério da Saúde, que institui a Política Nacional de Atenção Básica, cada unidade de saúde tem capacidade para atender uma área de abrangência de 12 mil habitantes.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.