Secretaria anuncia a construção da UBS Divisa

Além das construções de novos locais, algumas Unidades serão reformadas e ampliadas para melhor atendimento dos pacientes do SUS no município

Obra da Unidade Básica de Saúde da Vila Santa Rosa tem previsão para inauguração em novembro

Pelo menos mais uma UBS está para ser construída, além das UBSs do Armour e Vila Santa Rosa, as quais já estão em obras. A nova Unidade Básica de Saúde será no bairro Divisa, e o lugar destinado para receber a obra é o terreno localizado ao lado do C.T.G. Jaime Caetano Braum, próximo à AABB.
De acordo com a secretária de Saúde, Natalia Ivone Steinbrenner, as construções, reformas e ampliações das UBSs fazem parte do Projeto do Governo Municipal “Saúde da Família”, que tem como objetivo a implementação, no município, das estratégias de saúde familiar. Os projetos de construção desses novos locais para o atendimento primário são realizados com prévio estudo em relação às comunidades mais necessitadas e vulneráveis. “O atendimento à saúde tem que estar cada vez mais próximo da população, principalmente nos bairros mais afastados, já que essas regiões onde estão sendo construídas as UBSs não têm estruturas públicas de saúde disponíveis à população”, ressaltou a secretária.

UBS Santa Rosa

Local onde será realizada a obra da nova UBS no bairro Divisa

Segundo Natalia, de novembro a dezembro, estará sendo inaugurada a nova Unidade. “A impressão que dá, para que vê a construção, é que ela já está quase concluída. No entanto, ainda precisam ser feitos diversos ajustes”, explicou. Ela salientou que em torno de sete mil a sete mil e quinhentas pessoas serão atendidas pela UBS.

UBS Divisa

Esta Unidade Básica, em especial, está em processo licitatório, através de um projeto que já foi concluído pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento. “Já foram realizados todos os encaminhamentos que precisavam ser feitos e a licitação está prevista para o dia 27 deste mês”, destacou ela, enfatizando a importância da participação das empresas santanenses. “Esperamos que as empresas do município estejam de acordo com as normas licitatórias para a construção de mais uma importante obra para Livramento”. Segundo a secretária, assim que todos os trâmites da licitação estiverem concluídos, se dará o início da obra de mais uma Unidade Básica de Saúde.

UBS Armour

A Unidade Básica de Saúde que está sendo construída no bairro Armour já está recebendo os retoques finais nos acabamentos. De acordo com Natalia, o local terá três equipes especializadas para o atendimento aos pacientes. “Onze mil pessoas serão referência para o atendimento nessa Unidade”. O atendimento será realizado em tempo integral, nos dois turnos – manhã e tarde, e será desde o individual até o atendimento coletivo, como prevenção e promoção da saúde, além dos encaminhamentos para as especialidades que por ventura o paciente venha a precisar – médico, odontológico, enfermagem, nutricional, entre tantas outras.
Segundo Natalia, a empresa responsável pela construção do prédio deu uma previsão de entrega da obra para, no máximo, trinta dias, para que possa ser realizada a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde. Paralelo a isso, a Secretaria está fazendo a licitação para aquisição dos equipamentos, sendo que a maior parte já foi comprada.

Reformas

Algumas Unidades Básicas de Saúde estarão recebendo reforma e ampliação dos locais onde já atuam: Vila Real, Prado e Caic. Além disso, a UBS da Tabatinga já está em fase de conclusão da ampliação que está recebendo.

SECRATARIA DE SAÚDE

Objetivo

“A ideia, com todas essas obras e reformas, é aproximar os órgãos de saúde pública cada vez mais do cidadão, com qualidade e atenção integral, inclusive com leitos de observação na própria Unidade. O objetivo é que aquelas situações que expirem algum cuidado maior, porém de poucas horas, possam ser resolvidas no local, e somente encaminhados ao hospital, aqueles casos que necessitem de atenção hospitalar. Outro ponto que merece uma atenção como meta é o desafogamento do PAM e Pronto-Socorro, além da Unidade Sanitária”, destacou a secretária.

Especialidades

“O médico clínico geral é um médico de referência na saúde de toda a família. Muitas vezes, as pessoas pensam em procurar, erroneamente, um especialista como primeira avaliação. O clínico tem uma visão mais ampla, quando diagnosticado um problema em determinada área, o próprio fará o encaminhamento ao profissional da área específica”, finalizou Natalia Ivone Steinbrenner.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.