“A Saúde vai ter um novo imposto”. Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais, numa previsão que assusta os contribuintes brasileiros

GOVERNO VENCERÁ A FIFA?

A Fifa tem a mania de se meter na vida dos países que aceitam ser sede dos campeonatos mundiais de futebol. Em alguns, ela exige muito pouco por que não há muito o que exigir. Em países adiantados e considerados como Primeiro Mundo (Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Estados Unidos, França e Itália), a Fifa apenas se preocupa com vendas de ingresso e contratos de publicidade. Não precisa impor obras de infraestrutura como no Brasil e África do Sul, por exemplo.

Fala-se muito até na possibilidade de ocorrer uma punição ao Brasil caso não atenda as exigências da Fifa, a qual seria a perda do direito de sediar a Copa em 2014. A Fifa já puniu a Colômbia quando transferiu a Copa para o México em 1986, mesmo tendo este país sofrido um terrível terremoto.

Mas o Brasil aposta na sua capacidade de ter jeitinho para tudo. O Brasil foi escolhido em 2007 e só quatro anos depois começaram as obras nos estádios selecionados para os jogos, já os aeroportos e acessos viários andam timidamente. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), nem discute a hipótese de o Brasil perder a Copa. “É irresponsabilidade. Vamos realizar uma bela Copa do Mundo e o Parlamento vai contribuir para esse debate”, disse o deputado.

O deputado gaúcho foi muito claro sobre a Lei Geral da Copa que inclui todas as exigências da Fifa: “Até o fim do ano o Congresso deverá concluir a votação dessa lei”. Até onde se sabe, a Fifa não abre mão de colocar à venda apenas ingressos sem o expediente da meia-entrada, esta garantida por lei no Brasil para estudantes e idosos.

Como o presidente Dilma Rousseff afirmou categoricamente que “não há a menor possibilidade de se restringir direitos existentes no Brasil”, restam poucas alternativas. A primeira delas é o direito ser mantido como está. Uma segunda hipótese é o governo federal subsidiar a compra de ingressos para estudantes e idosos, para não contrariar a Fifa. Não contem com qualquer concessão da Fifa à nossa legislação.

POLICIAIS CIVIS PARAM (1)

Escrivães, inspetores e investigadores da Pol´cia Civil gaúcha decidiram paralisar os seus serviços nesta quarta-feira e na próxima quinta-feira. Nestes dois dias seguidos serão mantidos apenas os registros dos crimes graves e os respectivos flagrantes.

POLICIAIS CIVIS PARAM (2)

A paralisação é um protesto pelo encerramento, por parte do governo, da etapa de negociação de reajuste salarial com R$ 91,00 de incremento no vencimento básico, sem aporte de recursos na matriz salarial e tampouco outras garantias em futuras negociações, diz a nota da Ugeirm, entidade sindical que congrega aquelas categorias policiais.

LULA EM PARIS

O ex-presidente Lula recebeu o seu sétimo título de doutor “honoris causa”, desta vez em Paris, concedido pela Universidade Sciences Po. Em seu discurso, Lula afirmou que a atual geração de dirigentes mundiais “passou muito tempo acreditando no mercado e deixou de discutir política”. E já como doutor aconselhou: “Debatam sobre política, porque essa é a saída para a crise”.

PETRÓLEO IMPORTADO

O Brasil já não mais um produtor de petróleo com capacidade de seu próprio abastecimento, como foi tantas vezes trombeteado. Estamos importando 30 mil barris por dia, ou 900 mil barris por mês. Quatro vezes mais da importação registrada em 2010.

CARROS NOVOS

O Senado acaba de entregar 81 automóveis Renault Fluence para seus membros titulares que deverão se desfazer dos atuais Fiat Marea 2002. Os novos veículos serão alugados a um custo anual de R$ 1,9 milhão.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.