Unipampa sedia a Semana Tchê Universitária

Através da presença marcante do tradicionalismo no cotidiano da população de Sant’Ana do Livramento e o elevado número de pessoas originárias de outras regiões geográficas que, motivados pela presença da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) passaram a habitar a cidade, a realização da Semana Tchê Universitária tem como objetivo promover a integração social de docentes e discentes da Unipampa oriundos de outros estados, através de atividades que visem à disseminação e à valorização da cultura gaúcha, como oficinas, palestras, rodas de conversas, apresentações artísticas que demonstram a cultura desde a história do Rio Grande do Sul, até as vestimentas, culinárias, dança, música e poesia. Também será inaugurado o primeiro Galpão da Unipampa do Campus de Sant’Ana do Livramento.

Os interessados em participar das atividades deverão realizar suas inscrições com os integrantes da equipe organizadora – nos dias 29 e 30/09 e 03 e 04/10, no Coreto da Unipampa, das 9h às 12h e das 18h às 21h. O evento é gratuito e serão emitidos certificados de todas as atividades que serão realizadas.

Entre as atividades confirmadas para o evento estão: a palestra sobre Cultura Gaúcha, proferida por Rui Rodrigues, Patrão do CTG Presilha do Pago; Oficina de Danças Gaúchas com os Acadêmicos de Relações Internacionais Bruna Fernandes e Matheus Anversa; Palestra “Proseando sobre Literatura Gaúcha”, com as Professoras do curso de Letras da Urcamp, Gisele Jacques e Idene Godois; Palestra “A organização e o impacto do comércio tradicionalista na economia local”, com Sérgio Renato de Oliveira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento (Acil); Palestra “História do Rio Grande do Sul”, com Sr. Victor Hugo, Membro da Academia Santanense de Letras; Oficina de Formação Tradicionalista, com Gladys Aprato; e Roda de conversa “O surgimento do empresário no RS a partir dos aspectos culturais”, com as professoras Ana Monteiro e Janaína Mendes.

Além dessas, haverá apresentações artísticas do cantor Maurício Oliveira e Grupo, do Bailado Municipal Chilenas de Prata, do Bailado do CTG Presilha do Pago, de Dança Inclusiva do Grupo Giro Livre, parceria da Lampert Centro de Dança com a Associação Santanense de Deficientes Físicos (Assandef) e do Bailado do CTG Fronteira Aberta.

Os horários das atividades acontecerão durante os três turnos (manhã, tarde e noite) e serão divulgadas no ato da inscrição. Este evento conta com o patrocínio de Graffitaé, da Empresa São Jorge de Transportes e com o apoio da Erva Mate Verdinha, Floricultura Multiplantas, Jornal A Plateia, Livraria e Papelaria Folle, Loja Campomar, Loja Nativa e Loja Nemasi.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.