O “MAIS MÉDICOS” PAULISTA

Quando políticos brigam, às vezes o povo sai ganhando. O governador paulista Geraldo Alckmin resolveu responder à ação política do ministro da Saúde Alexandre Padilha criando o seu programa de assistência médica, já batizado de “Máxima Urgência”.

O ministro Alexandre Padilha é candidato ao governo de São Paulo em 2014. Geraldo Alckmin concorrerá à reeleição e a questão da saúde pública será o assunto principal (ao lado da segurança pública) dos debates. O governo federal lançou o “Mais Médicos” trazendo profissionais estrangeiros para o atendimento médico em todo o país, inclusive em São Paulo.

Agora, o governador Alckmin promete pagar o dobro do que recebem os profissionais do Mais Médicos para quem aceitar trabalhar em regiões com déficit de profissionais e periferias de municípios paulistas. Profissionais com mestrado, doutorado e pós-doutorado poderão receber um salário acima de R$ 20 mil. O cálculo será o seguinte: 30% de aumento para quem trabalhar na periferia, e ainda 5% a mais para quem tiver mestrado, 10% para doutorado e 15% para pós-doutorado.

A diferença entre os dois programas é que o do governador Alckmin só irá contratar médicos brasileiros e com uma remuneração atraente. “Estamos em busca da excelência. No nosso programa o médico entra por concurso público e, toda vez que pudermos, vamos incentivar sua qualificação e remunerar por isso”, disse o secretário de Saúde, David Uip, do governo paulista.

A RESPOSTA RUSSA (1)

A prisão da bióloga brasileira (e gaúcha) Ana Paula Maciel tem movimentado entidades do mundo inteiro, as quais pedem a sua libertação ao governo russo, depois de sua prisão numa ação frustrada do grupo Greenpeace.

A RESPOSTA RUSSA (2)

O presidente WladmirPuttin já disse que as mensagens enviadas ao seu gabinete estão com o endereço errado. A questão está com a justiça russa sobre a qual ele não pode influenciar.

A RESPOSTA RUSSA (3)

Os deputados petistas Newton Lima (SP), Nelson Pelegrino (BA) e Henrique Fontana (RS) recorreram ao embaixador russo no Brasil, Sergey PogossovitchAkopov, pedindo pelalibertação de Ana Paula Maciel. A resposta russa foi fria como o inverno de lá.

A RESPOSTA RUSSA (4)

O embaixador Akopov ouviu o apelo dos deputados, mas lembrou que em maio deste ano, um turista russo foi preso em Manaus, sob a acusação de espionagem. O turista Denis AlexsandrovichSaltanov foi preso pois entrara por acidente numa área do Exército. Quando a Rússia pediu ajuda, o governo brasileiro afirmou que o caso estava nas mãos da Justiça. Akopov disse o mesmo sobre Ana Paula.

O CANDIDATO DO PSOL

Se o PSOL resolver concorrer com candidato próprio à sucessão de Dilma Rousseff, o nome preferido do partido é do jovem senador Randolfe Rodrigues, de 38 anos, eleito pelo Amapá.

LUCIANA GENRO

A ex-deputada Luciana Genro tinha essas pretensões para 2014 já que está impedida de concorrer a qualquer cargo eletivo porque seu pai Tarso Genro é o governador gaúcho e a lei eleitoral estabelece inelegibilidade territorial para parentes de detentores de cargos no Poder Executivo

A LEI.

A relação civil de parentesco é regulada pelo Código Civil Brasileiro de 2002 através do artigo 1.591 ao 1.595. Tal relação incide diretamente na questão da inelegibilidade, conforme prevê o § 7º do artigo 14 da Constituição Federal.

O TEXTO

“São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.”

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.