1ª Reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao MicroCrédito acontece hoje

Evento contará com a presença do Secretário Estadual Maurício Dziedrick

Secretário Maurício Dziedricki convida todos a comparecerem na audiência pública que ocorre hoje, a partir das 11h30

Acontece hoje, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, a 1ª reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao MicroCrédito, com a presença do Secretário Estadual Maurício Dziedricki, da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa – SESAMPE. O evento faz parte do Programa Gaúcho de Microcrédito e inicia às 11h30.

As micro e pequenas empresas representam 99% de todas as empresas do Brasil. O setor é responsável por 25% do Produto Interno Bruto do País. No Rio Grande do Sul, são mais de um milhão e trezentos mil empregados, o que representa 55% de todos os empregos formais do Estado, segundo o dado mais atualizado do Ministério do Trabalho.

Ontem, o secretário Maurício Dziedricki cumpriu intensa agenda na cidade, e um dos seus compromissos foi participar do rograma Canal Livre, da rádio RCC FM, onde deu detalhes sobre o funcionamento do microcrédito no Estado.

RCC FM: O Estado está preparado para absorver esse aumento de micro e pequenas empresas?
Secretário: Não só está preparado, como está estimulando isso. Face é o sucesso que tem hoje o Programa Gaúcho de Microcrédito, que é um programa altamente atrativo para quem tem o seu negócio e quer vê-lo crescer, buscar recursos que são subsidiados pelo governo do Estado a uma taxa de juros que é menor que a da poupança, para que não caiam os empresários no endividamento e possam realmente abrir novas frentes de trabalho, gerar novos postos de emprego, construir uma nova economia local e atrair oportunidade de novos negócios nos municípios mais afastados do centro da capital.

RCC FM: Quando se tira o trabalhador da informalidade e se coloca no formal, seja como micro ou pequeno empresário, de quem tem que partir esse passo, da municipalidade, do Estado, como funciona esse processo?

Secretário: Essa iniciativa parte do próprio cidadão, mas também pode ser catalisada pela Prefeitura, através de uma secretaria de desenvolvimento, com o setor referente ao microcrédito.

RCC FM: Existe algum projeto de perdoar dívidas de pequenos empresários?
Secretário: Perdoar não, mas recentemente houve a assinatura de um decreto que flexibiliza o pagamento das dívidas, em decorrência do ICMS. Isso foi feito na manhã do dia 28, quando concedemos esse benefício para construir a regularidade de pessoas que acabaram, por força de uma liminar, não depositando os valores em juízo, mas fazendo uso do capital de giro. Enfim, eles querem ter uma regularidade, com isso têm uma série de avanços, como 120 meses para pagar, desconto na dívida e uma forma de poder construir a sua regularidade.

RCC FM: Como os pequenos vendedores podem ter acesso ao microcrédito?
Secretário: Qualquer atividade produtiva pode ser financiada pelo microcrédito. Como o nosso microcrédito tem uma alta efetividade de atendimento às pessoas, significa que ele não é feito em agências bancárias. Nós temos um convênio com 45 instituições de microcrédito no Estado, que fazem a cobertura com mais de 600 agentes, capacitados pela minha secretaria para que alcancem, na medida da necessidade de cada produtor, os valores necessários para criar o protagonismo empresarial. Então, aqui para Livramento, temos já algumas redes conveniadas. As pessoas poderão acessar o site microcredito.com.br, ou então procurar o gabinete do vereador Nilo, do vereador Germano, que lá será encaminhado para a rede e a rede faz não só a recepção do cliente, mas também a visita no local.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.