Município inaugura a segunda Sala Lilás do Estado

Mulheres, desde ontem, contam com serviço de apoio ao combate à violência doméstica e familiar

Perita criminalista e corregedora geral IGP-SSP, Andrea Brochier Machado

A solenidade de inauguração da Sala Lilás em Sant’Ana do Livramento – um espaço no posto médico legal para a mulher vítima de violência – aconteceu na tarde de ontem, e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais.

Secretário de Seguranca Pública-RS, Airton Michels

O espaço está localizado no prédio da Coordenadoria Geral de Perícias, na Rua Silveira Martins, 336, centro, e o seu objetivo é possibilitar um ambiente acolhedor, reservado e diferenciado, enquanto a vítima aguarda o atendimento. Segundo a perita criminalística e corregedora geral IGP/SSP, Andréa Brochier Machado, “haverá disponibilidade de uma assistente social; exames DST; convênio com a prefeitura para encaminhamento ao Centro de Referência da Mulher; e retrato falado digital, que ajudará a descobrir o agressor, de uma maneira confortável, sem a pressão e constrangimento de quando se está numa delegacia”.

Na sequência, Airton Michels, secretário de segurança pública do RS, destacou que os altos níveis de violência contra mulher no Brasil e no Estado são fatores que causam muita vergonha, em uma sociedade civilizada. “É um importante passo em Livramento, uma marca de avanço social e civilizatório, numa sociedade que se preocupa com suas mulheres”.

Médico Leandro Nin Tholozan

Segundo o médico Leandro Nin Tholozan, titular da 7 ª coordenadoria geral de perícias, deve ser feita a denúncia às autoridades policiais. “Acolhida a queixa, a pessoa é encaminhada à perícia e, depois, para a Sala Lilás, onde será dado o auxílio psicológico, jurídico, e o atendimento médico, em caso de violência sexual”, acrescentou.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.