Circo Portugal Internacional inova na publicidade

São seis anos de experiência neste tipo de divulgação, que tem dado certo

Circo Portugal Internacional realiza propaganda aérea

O Circo Portugal está realizando propaganda de seus espetáculos em um avião com som acoplado. A propaganda é realizada todos os dias pela manhã e à tarde, após autorização do aeroporto internacional de Rivera. O serviço de divulgação aéreo ainda é muito caro, o contratante do serviço paga por cada decolagem do avião e o combustível tem alto custo. O gasto de combustível em uma hora de voo é, em média, 50 litros, com custo de $4,20 o litro. Em cada decolagem se gasta em torno de R$210,00, e são realizadas duas por dia.

O som aéreo foi muito tempo utilizado em concentrações de guerra, para levar informações para os soldados. Agora, é bem diferente, muito mais moderno. A mídia utilizada pelo circo é uma novidade trazida da Europa, onde circos costumam realizar este tipo de propaganda. Segundo o gerente do circo, Luís Carlos Pimentel, “o pioneiro deste tipo de mídia foi o circo do Orlando Orfei, no Brasil. E funcionava, pois locais onde a mídia convencional (carro, rádio e TV) não chegava, a mídia aérea conseguia, sem andar quilômetros para isso, pois o avião tem longo e rápido alcance”, observou.

O circo Portugal Internacional possui avião próprio e a propaganda aérea vem dando resultado, pois o alcance do som aéreo desperta a curiosidade na população por onde o avião sobrevoa. O piloto e comandante Arlei Pacheco trouxe o equipamento de som dos EUA, pois o voo comercial já era um sonho de mais de 20 anos, hoje colocado em prática. Ex-piloto da Força Aérea Brasileira e com vasta experiência profissional, Pacheco carrega em seu currículo 11 mil horas de voo e ama o que faz. Hoje, é piloto comercial e é contratado pelo circo para realizar a propaganda aérea. Este serviço já vem sendo utilizado pelo circo há seis anos.

O modelo do avião é o Cessna 182, que voa a 1000 pés, cerca de 300 metros de altura. O avião sobrevoa a uma velocidade baixa, para que as pessoas consigam ouvir a divulgação da propaganda do Circo Portugal Internacional. A potência do som chega a 1500 watts e o som é italiano, trazido dos EUA. Para realizar o voo e a propaganda aérea, é preciso a liberação e a autorização documental no Brasil pela ANAC, e no exterior, pelo mesmo órgão competente. O próprio piloto realiza os trâmites documentais tanto no Brasil, quanto no exterior. O piloto parabeniza o aeroporto de Rivera e diz: “A pista é maravilhosa, posso dizer que é a terceira melhor do Uruguai. E acredito que vale a pena trazer os voos binacionais para cá”, avaliou.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.