Fim de semana de atrações na 75a Expofeira de Livramento

Ao fechamento desta edição, na noite de sexta-feira, transcorriam os primeiros 30 minutos do remate Touros da Fronteira, com excelente expectativa de comercialização

Gado leiteiro: competição de leite em evidência

A comercialização final da 75a Expofeira somente será conhecida na próxima segunda-feira, uma vez que na noite de domingo estará sendo desenvolvido um pregão de cavalos crioulos, vinculado à feira de primavera santanense.
A estimativa é de que o resultado comercial, considerando essencialmente os remates, deva ficar entre os R$ 3 e R$ 4 milhões, porém, é interessante ressaltar a movimentação econômico-financeira que se desenvolve no interior do parque de exposições Augusto Pereira de Carvalho. Efetivamente, segundo a Associação Rural, o volume de vendas final do evento precisa levar em conta negócios realizados após os remates também, assim como todas as comercializações não relativas a animais, como vendas da área de alimentação, do artesanato, entre outros.
Havia expectativa, na sexta, em relação aos números finais do remate Carcávio, Pedra Grande e Santo Antonio. As totalizações estavam sendo concluídas quando da elaboração do material para veiculação na edição de fim de semana.
Situação semelhante diz respeito à totalização do leilão Touros da Fronteira, que estava sendo realizado na noite de sexta-feira.

Atividades dominicais

Chef Paulo Castro

O domingo será de entrega de premiações e reconhecimentos, durante o almoço. Como é de praxe, a diretoria, liderada pelo presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento, engenheiro agrônomo Luiz Claudio Andrade, estará recepcionando criadores e empresários do setor primário produtivo, com a finalidade de reconhecer a importância da participação das cabanhas para a efetividade dos negócios rurais em âmbito local. Na parte da tarde, as provas competitivas do cavalo crioulo terão continuidade, com a corrida da paleteada, seguindo-se a mateada de encerramento, com a erva-mate santanense, a Fronteira Gaúcha. À noitinha, o remate de machos com participação de várias estâncias da fronteira, apresentando cavalos crioulos.

Também estarão sendo conhecidos os vencedores dos concursos, como o concurso leiteiro, que foi concluído na noite de sexta-feira. Os resultados do julgamento morfológico do gado de leite serão divulgados já neste sábado, logo após o evento, que será desenvolvido a partir das 10h deste 19 de outubro.

Os portões do parque de exposições Augusto Pereira de Carvalho estarão abertos a partir das 8h, sendo cobrada apenas a colaboração para o estacionamento de veículos – motos e automóveis. Pedestres têm acesso livre. 

Eventos

Entre os eventos constantes da programação da Expofeira de Livramento, as oficinas e o concurso de gastronomia, desenvolvidos na sexta-feira, foram destaques.

Foi uma celebração alusiva ao Dia Mundial da Alimentação. O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-SL), em parceria com a Emater/RS-Ascar, Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste (Coperforte) e Secretaria de Educação, realizou o encontro Capacitando Manipuladores de Alimentos. Realizado na sede do Movimento Nativo Coxilha de Santana, no parque de exposições Augusto Pereira de Carvalho, contou com a participação de 60 pessoas.

Pela manhã, a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Jacqueline Bragança, falou sobre a carne ovina na alimentação escolar. Na sequência, Elisângela Furtado, da Vigilância em Saúde, tratou das boas práticas de fabricação de alimentos. Os manipuladores de alimentos também participaram da atividade Cozinhando com o Chef Paulo Castro, em que aprenderam a fazer pratos com a carne ovina.

À tarde, o secretário de Educação, Mário Santana, realizou uma palestra. Na sequência, houve uma atividade de integração, coordenada por uma professora de educação física, em que os participantes dançaram e se descontraíram. Houve, também, o sorteio de brindes. Por fim, foi realizada uma avaliação entre os participantes.

Essa é uma ação que integra a programação da Emater/RS-Ascar para a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul 2013.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.