Município comemora a subvenção para a uva

Secretário de Agricultura comemora decisão do Ministério da Agricultura para setor vinícola da Fronteira

O secretário Carlos Alberto Xavier Fernandes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebeu, em seu gabinete, integrantes da diretoria da Associação Santanense de Produtores de Uva, nas pessoas do presidente João Pedro Trindade Pereira, vice-presidente Flávio Novello e conselheiro fiscal Sinval Constâncio Fernandes.

A pauta do encontro foi a questão relacionada à subvenção federal ao seguro agrícola para a cultura da uva, pois o Ministério da Agricultura publicou resolução no diário oficial da união, reduzindo de 60% para 40% a subvenção, exceto para a região Preferencial (serra gaúcha), em razão da concentração de área e número de produtores de uva.

“Essa ação era totalmente prejudicial aos vitivinicultores, pois a subvenção, permanecendo neste patamar, diminui a cobertura pelo seguro agrícola quando da ocorrência de acontecimentos climáticos, sendo os principais e que causam os maiores prejuízos para a atividade vitivinícola, chuvas de granizo, ventos fortes e geadas tardias” disse o presidente Pereira. Historicamente, todos os anos ocorre um ou outro, e em anos de maiores diversidades climáticas, vários eventos associados. A cobertura pelo seguro aos parreirais é uma ferramenta fundamental para que a atividade tenha viabilidade de ser explorada, mas a queda no valor da Subvenção, de 60 para 40%, como citado anteriormente, causaria vários prejuízos para os produtores, que trabalham com uma atividade que possui uma rentabilidade muito ajustada.

Pensando nos prejuízos que essa decisão poderia causar, e buscando atender a demanda da Asprouva, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Sant’Ana do Livramento/RS, por ser o órgão oficial de conversação com os produtores rurais locais e de centralização das demandas dos mesmos para busca de apoio junto aos Governos Estadual e Federal, encampou uma campanha pela busca pela alteração/revisão nos valores percentuais de subvenção federal ao seguro agrícola.

O secretário Carlinhos elaborou documento e, junto ao documento elaborado pela Asprouva, encaminhou para o Ministério da Agricultura, em Brasília, e para a Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul.

“Felizmente, e em função de várias solicitações enviadas por outros Municípios da região da campanha e fronteira oeste, na última semana fomos oficiados pelo Ministério da Agricultura, o qual atendeu a solicitação, afirmando que manterá a Subvenção no percentual de 60%, portanto, ficando dentro do patamar desejado pelos produtores de uva de Sant’Ana do Livramento” – refere Fernandes.

De acordo com o secretário municipal, um grande parceiro desta luta foi o Secretário Estadual da Agricultura, Luis Fernando Mainardi. “A sensibilidade política e técnica, quando se unem os benefícios, aparecem, e por isso conseguimos demostrar ao Governo brasileiro a importância do setor na fronteira e na Metade Sul” – concluiu.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.