Senac de Sant’Ana do Livramento realiza palestra sobre “Mudança”

Palestrante Airton Dória está entre os mais requisitados do país atualmente, e é consultor de algumas das mais importantes empresas no RS

Airton Dória ministra palestra em Livramento, no dia 29

No dia 29 de setembro, o Senac Sant’Ana do Livramento comemora quatro anos de atuação no município, e para marcar esta data tão especial, a Escola irá presentear a comunidade com a palestra: “Transformando a empresa quando mudar é preciso”. O evento será realizado no Clube Caixeiral, Rua dos andradas, 635, a partir das 19h30. A palestra será ministrada pelo instrutor e consultor nas áreas de estratégia, planejamento, liderança, negociação, gestão financeira, marketing e vendas, Airton Dória, e terá como foco a palavra “mudança”, na qual o palestrante abordará as transformações necessárias e vitais para as empresas e pessoas em tempos que mudar constantemente é preciso para o sucesso. A atividade é aberta ao público e a entrada terá um valor simbólico, mediante a doação de 1kg de alimento, que será destinado a entidades carentes. O evento contará com o apoio do Sindilojas, CDL, Associação Comercial e Industrial de Livramento, RCC FM e Jornal A Plateia.

 

 

ENTREVISTA

A Plateia: Quando mudar é preciso?

Airton Dória: Inicialmente, é preciso deixar claro que a mudança não é uma questão de modismo. Mudança e velocidade são dois termos que podem sintetizar e definir o momento atual que marcam este mundo globalizado em que vivemos.

Há que se considerar que a necessidade do processo da mudança nas empresas se verifica em função de que o mercado e o seu ambiente competitivo está em permanente transformação. Assim como a tomada de Constantinopla determinou o início da Idade Moderna e a Revolução Francesa de 1789 marcou o início da Idade Contemporânea, pode-se entender que a disseminação da internet marca uma nova Era na história da humanidade. Com o advento da internet o mundo se tornou instantâneo e a informação passou a ser mais democrática. Com isso, a concorrência das empresas que era um advento local, passou a ser em nível global. Ou seja, os concorrentes não estão mais apenas no mesmo bairro ou na mesma cidade. Eles estão em qualquer lugar. Assim como o próprio cliente. Ora, com essas transformações acontencendo em larga escala e em alta velocidade, não há como não mudar. Ou a empresa muda ou ela será mudada. Esse entendimento serve também para os profissionais. Será que um professor de datilografia ainda encontra oportunidades de trabalho se ele não aprendeu e incorporou novos conhecimentos e novas competências?

A Plateia: Quando o administrador deve decidir pelas mudanças de posicionamento na empresa?

Airton Dória: Na conjuntura atual, a questão que se estabelece é a seguinte: foco no cliente ou foco do cliente? Fazendo uma rápida análise dos fatos contemporâneos, parece ficar claro que o paradigma que se estabelece é o FOCO DO CLIENTE.

Ou seja, é ele quem determina a necessidade da mudança das empresas. Será que as empresas têm se preocupado em fazer pesquisa de satisfação com seus clientes e disso tirar as orientações necessárias que possam sinalizar as necessidades da mudança? O cliente tem “n” opções. Seja a compra realizada nas empresas locais seja pela internet. Ou a empresa se adapta a sua necessidade ou o cliente irá buscar a concorrência. Não se pode esquecer que quem compra e portanto gera e amplia o faturamento da empresa é o cliente. Ou a empresa faz ou a concorrência/internet irá fazer.

A Plateia: Por que algumas empresas conseguem se manter muitos anos no mercado sem promover mudanças profundas e outras somente alcançam sucesso após passar por mudanças consideradas radicais?

Airton Dória: É importante destacar que o fato de que uma empresa se manter no mercado não significa necessariamente que ela esteja auferindo lucro. Cita-se esse fato, porque não necessariamente devemos analisar uma empresa apenas pelo seu aspecto econômico (geração de faturamento), mas sim também pelo seu aspecto financeiro (fluxo de caixa). Há que se considerar uma empresa em duas dimensões: sua relação com fornecedores e sua relação com os clientes. Enquanto o fluxo da venda ocorre no sentido fornecedor – empresa – cliente, o fluxo do dinheiro ocorre no sentido contrário, ou seja, cliente – empresa – fornecedor.

O equilíbrio, tanto no aspecto econoômico, quanto financeiro, é determinante para a sobrevivência das empresas.

Há que se considerar, também, que toda e qualquer empresa opera a partir de duas variáveis: faturamento, X custos e despesas. Considerando que em outras épocas essa relação não tinha a mesma relevância e intensidade dos dias atuais, as empresas conseguiam sobreviver mais tranquilas com margens de lucro mais avantajadas. Hoje, as margens são muito pequenas. Portanto, sobreviver e conviver com margens de lucro reduzidas passou a determinar que as empresas passem a mudar o seu modelo de gestão.

A Plateia: Investimento em comunicação (interna e externa), é fator preponderante para as mudanças pretendidas, quando necessárias?

Airton Dória: Um ponto fundamental para tratar desse assunto é o fato de que muitas vezes as empresas não têm uma clara definição de posicionamento de mercado e do seu público-alvo.

O entendimento de achar que se vende para todo mundo é um tanto perigoso. Queremos trabalhar com preço baixo ou queremos trabalhar com foco em valor agregado? Não há como servir a esses dois posicionamentos simultaneamente.

Ou se é uma coisa ou se é outra. A resposta para essa pergunta é determinante para a modelagem da gestão da empresa e por consequência a realização dos investimentos necessários em comunicação. Não dá para “gastar uma bala de canhão para matar uma formiga”. A clara definição do público-alvo irá determinar que tipo de comunicação deverá ser feita e qual o investimento necessário para a sua execução.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.