Delegado de Combate ao Crime Organizado realiza reunião com policiais da Fronteira

Encontro contou com a presença de 38 representantes da Polícia Federal, Estadual e do Uruguai, em Livramento

Delegados, inspetores e comandantes policiais, do Brasil e Uruguai, estiveram reunidos em Livramento

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Mauro Vinicius Soares de Moraes, esteve presidindo uma reunião de trabalho, na tarde desta quinta-feira (22), em Sant’Ana do Livramento.

O encontro foi realizado no auditório do prédio da Justiça Federal, localizado na avenida João Pessoa, onde estiveram presentes autoridades da Polícia Federal; Receita Federal; Polícia Rodoviária Federal; Exército Brasileiro e Polícia Estadual-Civil e Militar. Além de policiais de Livramento e Região, também participaram da reunião representantes da Polícia Uruguaia, tendo em vista as ações realizadas em parceria entre os dois países de Fronteira.

Entrevista

Durante entrevista, o delegado federal Mauro Vinicius Soares de Moraes destacou que este tipo de reunião vem para fortalecer a integração em todas as instituições que fazem parte da Operação Sentinela e também da Operação Ágata, realizada pelo Exército Brasileiro. “Na verdade, o objetivo que se busca é cada vez mais operacionalizar as ações da operação Sentinela e trazer os resultados que a sociedade precisa”.

A reunião de trabalho, que teve início por volta das 15h, contou com 38 representantes de cidades como: Porto Alegre, Santo Ângelo, Uruguaiana, São Borja, Bagé, Santa Maria, Chuí, Livramento e do Uruguai.

A Plateia: A Operação Sentinela da Polícia Federal continua de forma permanente?
Delegado: Ela continua, sim, de forma permanente, pelo menos até o início dos grandes eventos que estão previstos – jogos de 2014 e 2016.

A Plateia: A Fronteira da Paz receberá, então, operações quase que rotineiras?
Delegado: Estas operações serão rotina sim. Este estudo é um primeiro impacto. Buscamos realmente fortalecer a presença das Polícias na área de Fronteira, criar uma ostensividade maior e pretendemos obter resultados a partir destas ações para uma segurança maior para toda a comunidade.

Delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Mauro Vinicius Soares de Moraes

A Plateia: Quais são os crimes que ainda preocupam a Polícia Federal?
Delegado: Os crimes básicos são o tráfico de entorpecentes e de armas. E por quê? Pelos crimes correlatos que a eles estão ligados, ou seja, são os crimes que a Polícia Federal combate diuturnamente.

A Plateia: Estas reuniões de trabalho estão ocorrendo em outras cidades do Estado?
Delegado: Esta é a segunda reunião na Região e visa sempre aperfeiçoar as decisões da administração regional da Polícia Federal, que busca a oportunidade de realizar a troca de informações entre as forças policiais e repassar o conhecimento obtido nestas ações.

Planejamento

As cidades de Fronteira estão recebendo atenção especial da Segurança Pública, que visa se preparar para os dois grandes eventos esportivos- Copa 2014 e Olimpíadas 2016 . Neste sentido, estão sendo realizados encontros com os Chefes de Organismos de Inteligência, os quais tem a missão de debater o esquema de segurança, em várias cidades do país. Recentemente, a Receita Federal anunciou investimentos na estrutura de fiscalização, na Fronteira de Livramento com Rivera, no Uruguai.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.