Integração entre escolas marcou o Dia Nacional da Recreação

Alunos da Conferência São Vicente de Paulo e Creche Santa Elvira realizaram atividades alusivas à data

Equipe de professoras que realizou a integração das escolas, e os alunos do berçário


Pintura com gelatina também foi a diversão da criançada

O Dia Nacional da Recreação foi comemorado ontem, dia 12 de setembro, e em virtude disso, a Escola Infantil Conferência São Vicente de Paulo realizou atividades integradas com a Creche Santa Elvira. De acordo com Solange Carrasco de Oliveira, coordenadora pedagógica da Conferência, a secretaria de Educação do Município está fazendo uma capacitação com as professoras dos berçários da cidade, e a escola resolveu interagir com as outras professoras, para disseminar os conhecimentos adquiridos. “A recreação nada mais é do que um momento de lazer que propicia às crianças uma socialização e desenvolve o interpessoal, emocional e cognitivo. Por isso, esse tipo de ação é extremamente importante”, destacou a coordenadora pedagógica. 

 

RECREAÇÃO

Umas das atividades desenvolvidas com as crianças foi a massagem

Saiba Mais

A recreação acompanha o ser humano desde sua origem. Iniciou-se na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, aspectos religiosos e até mesmo a habitação de uma nova caverna.

Em 1774, na Alemanha, Froebel criou os chamados “jardins da infância”, onde as crianças brincavam na terra. Nos EUA, esse movimento iniciou em 1885, com a criação de jardins de areia para as crianças se divertirem.

Aqui no Brasil, a criação de praças públicas com o intuito de propiciar lazer e diversão iniciou em 1927 e, desde então, o investimento em questões lúdicas não parou de crescer. Em pouco tempo, surgiram os “Playgrounds”, que passaram a ser chamados de pátios de recreio e, assim, o brincar tornou-se coisa séria.

Solange Carrasco de Oliveira, coordenadora pedagógica Da Conferência São Vicente de Paulo

A recreação pode ser classificada como um tipo de lazer, que contribui de forma positiva na formação intelectual, emocional e cognitiva.

“Para a criança, a recreação é fundamental, por permitir que ela brinque, socialize e se desenvolva de forma lúdica e prazerosa. Quanto aos adultos, a recreação tem o papel de compensação, pois o homem busca, através dela, suprir necessidades físicas e psicológicas”, finalizou Solange.

 

 

 

 

 

.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.