Livramento vai sediar curso da Sesampe para formar operadores do programa de microcrédito

Confirmação foi feita ontem, pelo vereador Germano Camacho, ressaltando que aperfeiçoamento será desenvolvido nos dias 23, 24 e 25 de setembro

Dziedricki e Germano Camacho, durante a visita do legislador ao secretário, em Porto Alegre

O vereador Germano Camacho (PTB) confirmou a realização do curso de formação de agentes de oportunidade do Programa Gaúcho de Microcrédito.

O parlamentar santanense conversou com o secretário estadual Maurício Dziedricki, titular da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), que fixou as datas da realização dos aperfeiçoamentos.

“Livramento vai sediar o curso nos dias 23, 24 e 25 de setembro, com a coordenação da Sesampe e apoio do Banrisul” – disse Camacho, ontem.

De acordo com o vereador, o curso será realizado para ampliar as operações do Microcrédito em todos os municípios da Fronteira Oeste, filiados à Amfro (Associação do Municípios da Fronteira Oeste).

“Todas as Prefeituras estão sendo convidadas para aumentar ainda mais a sua participação nesta grande ferramenta de governo, e a nossa, de Livramento, não poderia ficar de fora. O curso tem o objetivo de oportunizar treinamento prático a todos que desenvolvem ou queiram operacionalizar o Programa Gaúcho de Microcrédito nas prefeituras” – considera o parlamentar santanense.

 

Para quem já tem experiência

“Os agentes de oportunidade, que por ventura já tenham passado por algum treinamento, também podem participar, uma vez que estaremos trazendo novidades nas operações de microcrédito, bem como práticas de negociação (cobrança e inadimplência), motivação e liderança”- atesta o legislador.

Camacho reforça que o município, ao integrar o Microcrédito em suas estratégias de governo, passa a contar com um novo instrumento para a promoção do desenvolvimento e de meios para contribuir com a independência financeira daqueles empreendedores que estão, inclusive, na informalidade, mas que buscam obter o registro do seu negócio. 

Valores oportunizados 

O Programa Gaúcho de Microcrédito oferece valores entre R$ 100,00 a 15 mil reais, com taxas de Juros subsidiadas pelo governo do Estado, oferecendo crédito ao tomador final com taxas de 0,41% a.m. Em sua estratégia, o programa conta com a figura do Agente de Oportunidade, que será o responsável pela seleção, acompanhamento e fiscalização junto ao tomador final. É nesta fase que o município poderá atuar junto ao programa, no sentido de apoiar os pequenos negócios. Credenciadas junto à Sesampe, as prefeituras devem designar um servidor, que previamente habilitado, atuará na função de orientar o tomador do empréstimo.

“O governo do Estado aponta a adesão do município ao Programa Gaúcho de Microcrédito como forma de alcançar uma maior aproximação dos operadores com os micros e pequenos empreendimentos, sejam eles da área urbana ou rural” – sustenta.

O curso será realizado no Salão Nobre da prefeitura.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.