Encontrado álcool etílico em lotes de leite Batavo e Elegê

Consumidores santanenses estão preocupados com as adulterações

Artur Vicente Guariente, gerente de supermercado

Após a descoberta de ureia e formol em mais de cem milhões de litros de leite que seriam distribuídos para o Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, no início de maio deste ano, um novo escândalo deixou os consumidores preocupados. Cerca de 33,5 mil litros de leite cru refrigerado teriam sido contaminados com álcool etílico.

O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul pediu à Justiça a apreensão de todos os lotes de produtos fabricados pela BRF, na unidade de Teutônia, que processa basicamente leite UHT das marcas Elegê e Batavo. O Ministério Público abriu investigação, no dia 30 de agosto, a partir de uma denúncia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de que 33,5 mil litros de leite contaminados com álcool etílico teriam sido usados pela fabricante de produtos lácteos.

A determinação vale para produtos industrializados a partir da matéria-prima contaminada, recebida pela empresa em 5 de agosto. O órgão ainda não sabe informar se o leite in natura foi usado na produção de UHT ou de outros laticínios, como iogurtes e queijo. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público (MP), de Porto Alegre, foi a responsável por divulgar a informação.

De acordo com Artur Vicente Guariente, gerente de loja do Supermercado Righi Village, é notória a diminuição dos consumidores de leite das marcas que foram adulteradas. “O cliente espera um produto bom e de qualidade para levar para casa, pois na maioria das vezes quem consome esse leite são as crianças”, destacou o gerente. Ele ressaltou, ainda, que quando as marcas são divulgadas na mídia, não se tornam mais a preferência do consumidor. “Aqui na loja do Village, não encontramos nenhum lote dos que foram divulgados”, esclareceu.

“Acho que precisa ser realizada uma fiscalização mais rigorosa. Eu mesmo consumo a marca Elegê, mas agora vou ter que trocar de marca. É muito preocupante o que tem acontecido com os leites, um dos principais alimentos da nossa dieta diária”, disse Ana Cristina Ferreira, 38 anos.

 

 

 

“Eu não compro leite de caixinha, pois não me passam confiança, prefiro os embalados em sacos, com os quais nunca ouvi dizer que deu algum problema”, relatou Eliana Pereira, 41 anos.

 

 

 

 

“Costumo comprar leites de caixa, mas tenho que admitir que já estou preocupada com essas adulterações que estão sendo descobertas. Infelizmente, não podemos ter confiança em nenhuma marca. Essas que já foram comprovadas as adulterações eu não compro mais”, disse Mirian Severo Silveira, 54 anos.

 

 

Danos à saúde
* Principais sintomas e efeitos:
- Ingestão: Dores de cabeça, tonturas, sonolência, confusão mental, fadiga, anorexia, náuseas, vômitos, tremor.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.