- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Mesmo sem campanha, vacinação antirrábica de cães e gatos continua necessária

Posted By redacao On 21 de agosto de 2013 @ 14:04 In Geral | No Comments

Após extermínio dos focos de raiva herbívora na cidade, prevenção através de imunização de animais domésticos foi substituída por controle dos morcegos  

[1]

Carmen Simões Costa, coordenadora da vigilância ambiental do município

Como foi realizada em anos anteriores, a população santanense aguardou este ano, novamente, a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos, mas, conforme informou a Vigilância em Saúde, essa forma de prevenção não deve acontecer, tendo em vista que o foco da campanha do governo do Estado mudou, realizando o trabalho em morcegos, transmissores da doença.

Há alguns anos, foi descoberto o foco de raiva herbívora vinda do Uruguai, que atacou bovinos e equinos e deixou o Rio Grande do Sul em alerta. A doença é transmitida pelo morcego hematófago, presente na zona rural do município.

A Secretaria Estadual de Agricultura coordena a vacinação dos animais e controle dos morcegos na zona rural, e a Secretaria Municipal de Saúde é responsável pelo bloqueio do foco. “Por exemplo, se morreu um bovino ou equino em determinada propriedade, fazemos o bloqueio de vacinação de cães e gatos na zona rural, como forma de prevenção. O Estado mandava as vacinas e todo o material e fazíamos um círculo preventivo num raio de 300 metros de onde apareceu o foco”, explicou Carmen Simões Costa, coordenadora da vigilância ambiental.

Como existem morcegos vivendo em certas regiões da zona urbana, a campanha foi continuada por alguns anos, imunizando cães e gatos. “Os morcegos que estão alojados na cidade não são hematófagos, pois esses vivem em locais mais afastados. Os morcegos que vivem na zona urbana se alimentam de insetos e néctar”, lembrou a coordenadora.

Desde o ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde iniciou um novo programa de monitoramento de morcegos na zona urbana, o que tirou a necessidade de vacinação dos animais domésticos. “A equipe já esteve aqui na cidade umas três vezes e os acompanhamos para locais onde tem grande quantidade de morcegos, como o bairro Armour. Todos esses animais são examinados, recolhemos material e todas as vezes que realizamos esse procedimento, o resultado foi negativo”, ressaltou Carmen.

Tendo em vista a negativa dos exames, não há motivo para realização de grandes campanhas como as realizadas nos outros anos. “Porém, isso não quer dizer que as pessoas não vacinem seus cães e gatos. A vacinação é muito importante, como investimento na prevenção, uma vez que a raiva não tem cura”, alertou a coordenadora. Ainda segundo ela, a vacinação deve ser realizada uma vez ao ano, principalmente em animais que vão até a zona rural.

Agravo 

Agravo é o nome da expressão utilizada quando uma pessoa é mordida por um cão ou ferida por um gato. O procedimento recomendado pela vigilância é procurar imediatamente uma unidade de saúde para encaminhamento a uma consulta, onde o médico irá indicar as vacinas necessárias, de acordo com o ferimento. Também é necessário que a pessoa se dirija até a Vigilância Ambiental, que fica junto à Vigilância Sanitária, para que sejam tomadas medidas com relação ao animal.

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=91161

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/08/P15_20130820_barbararuiz_carmensimoescosta.jpg

[2] Sábado, 24, foi dia de multivacinação: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=91849

[3] Cães errantes e a saúde pública: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=77830

[4] Vereadora quer que lei de controle de cães e gatos seja cumprida: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=73340

[5] Secretaria continua com cronograma de vacinação em cães e gatos : http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=4509

[6] Quantidade de animais vacinados já supera número de campanha anterior: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=3024

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.