Trabalho reduz rotatória no Cotito e ações na campanha continuam

Saída encontrada no Prado foi aumentar a área para manobras, diminuindo a rotatória

Redução do tamanho da circunferência da rotatória permitirá mais espaço para manobrar

A via e o trevo na rua Prefeito Sérgio Fuentes, confluência com a rua Padre Miguel Ramos, no Prado, mais conhecido como Trevo do Cotito – que possibilita o acesso à BR-293, bem como à vila Santa Rosa -, passou a receber, na segunda-feira à tarde, uma revitalização protagonizada pelos servidores da Secretaria de Obras com apoio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, para efetivar o controle de tráfego. A confirmação foi feita pelos titulares das duas pastas, Victor Aseff, das Obras, e Alencastro Feippe Martins, do Trânsito.

O trabalho inicial, segundo Victor Aseff, teve como principal finalidade dar condições de que veículos maiores, como caminhões, possam manobrar de forma eficaz. Havia casos em que pelo porte da carreta, o motorista acabava tendo que passar por cima do canteiro e da rotatória, dependendo da manobra. O vão entre a rotatória e o triângulo era de 7 metros. Agora, com o trabalho desenvolvido, foi aumentado para 10 metros, a fim de solucionar o problema.

“A pedido da comunidade, iniciamos a semana recuperando o trevo do Cotito, na saída do Prado. Era um trevo estreito e vários caminhões não conseguiam passar, fazendo a curva. A solução foi diminuir o tamanho da rótula” – disse Aseff, fazendo menção à nova metragem de espaço.

Rótula do trevo do Cotito ficará 60% menor, após a conclusão do trabalho

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, quando veículos se cruzarem em uma rotatória (desde que não haja sinalização), aquele que estiver circulando por ela tem a preferência. E essa deve ser a prevalência naquele espaço da cidade.

“A partir desta primeira ação, faremos outras que possibilitem a melhoria deste local, que é de intenso trânsito, tanto de veículos, quanto de pedestres”, ressaltou.

Segundo o Secretário de Trânsito, Alencastro Feippe Martins, a diminuição da rotatória em 60% em relação ao seu tamanho original, proporcionará maior durabilidade do asfalto, além de dar maior visibilidade aos condutores. “É necessário atentar para o fato de que a preferência é sempre de quem está circulando na rotatória” – salientou Martins.

Feippe Martins confirmou que, em um segundo momento, dentro em breve, estará sendo realizada a sinalização de forma padronizada daquele espaço, com foco na obrigatoriedade de determinadas manobras.

No caso de a via que se vai acessar for perpendicular, o Regulamento do Código Nacional de Transito, não revogado, estabelece que a Estrada mais movimentada tem preferência sobre qualquer outra via. No caso de todos os veículos se encontrarem no mesmo ponto de parada, a preferência é do veículo que está à direita. 

Obras 

Aseff comenta que as maiores demandas por serviços das Obras provém do interior do município. “Andamos realizando trabalhos em Pampeiro, Santa Rita, Madureira, Rincão da Madeira” – disse ele, confirmando que na manhã de ontem havia estado no Upamaroty. ”A estrada do Upamaroty é uma das últimas em que não havíamos feito nada, já avançamos além do Itaquatiá. Estamos colocando duas redes de tubo de metro, uma dupla antes da subprefeitura e outra rede de 40 milímetros. Temos caminhões, balastro para tentar recuperar a estrada, onde ainda não havíamos entrado” – disse.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.