Dados confirmam: Livramento mantém a média de votantes

Município não conseguiu alcançar os 20 mil cidadãos votando, conforme era esperado

Mobilização, mesmo com a chuva, foi intensa, especialmente por parte das instituições

A população de Sant’Ana do Livramento ainda não se apropriou do instrumento de participação popular disponibilizado para que a cidadania indique suas demandas e prioridades, a serem incluídas regionalmente no orçamento estadual de ano para ano. O município, em 2013, manteve a mesma média de 2012. Na votação de prioridades, realizada em Sant’Ana do Livramento, o resultado foi aquém do que era esperado pela presidente do Conselho de Desenvolvimento, Lisiane Schlick. Mesmo com todo um aparato disponibilizado – número de unidades volantes, incremento no número de urnas disponíveis – com a finalidade de captar o maior número de votos possível, a meta de alcançar os 20 mil votantes ficou ainda distante, conforme os dados divulgados na sexta-feira, pela coordenação regional do sistema.

O chamado Ciclo Orçamentário abrange as atividades de participação popular e cidadã relativas à elaboração, acompanhamento e revisão do Plano Plurianual – PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e dos orçamentos anuais, tendo como pressuposto basilar a participação do cidadão.

O processo se inicia com o planejamento do ciclo anual. São programadas todas as audiências públicas regionais (nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimentos – Coredes) quando são escolhidas as áreas temáticas prioritárias de cada região, iniciando a organização das discussões das assembleias públicas municipais. Ainda agora em agosto, aconteceu – dias 6 e 7 – a votação de prioridades regionais, com a população decidindo, em assembleias públicas municipais, quais demandas irão integrar o próximo orçamento estadual e encaminhadas à Assembleia Legislativa.

A votação foi realizada através de voto secreto, em urnas e em meio eletrônico e dispositivos móveis, estando habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.

Livramento

O município, apesar do intenso esforço mobilizador, ficou na décima posição no ranking de votação, atrás de Alegrete (o primeiro), Barra do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul. Foram 1.341 pessoas votando pela internet e 4.876 votantes nas urnas, pessoalmente, totalizando 6.217. Os indicativos mais votados foram na área de saúde, segurança pública, saúde – aquisição de equipamentos, educação básica, profissional e técnica, segurança pública e defesa civil e desenvolvimento rural.
No que tange às propostas estratégicas, ficou em primeiro lugar a de número 21, a construção de um hospital regional para atender urgências, emergências e alta complexidade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.