Coordenação de Atividades e Pesquisa em gastronomia estará em Livramento

Objetivo do evento é resgatar antigas receitas e modos de preparo de pratos típicos do Rio Grande do Sul

Amanhã, 15 de agosto, estará, em Livramento, a partir das 10h, no Núcleo de Estudos Fronteiriços, a Coordenação de Atividades e Pesquisa em Gastronomia, vinculada à casa Civil do Gabinete do Governador. Este grupo desenvolve, junto com as escolas de Gastronomia do Estado, os Sindicatos de Bares e restaurantes do Estado e as Secretarias de Estado, pesquisa na área da gastronomia regional do Rio Grande do Sul.

Segundo os coordenadores do projeto, a ideia de organizar este grupo surgiu a partir da necessidade de que sejam resgatadas antigas receitas e modos de preparo de pratos típicos do Rio Grande do Sul, transmitidos de geração a geração, e que podem perder-se diante de um mundo cada vez mais dinâmico e globalizado. “Trabalhamos entrevistando pessoas, antigas cozinheiras, associações de etnias, a fim de documentar essas receitas, preservando sua existência e autenticidade. Nossa meta, também, é realizar a publicação de nossa pesquisa, divulgando a riquíssima cultura gastronômica gaúcha, que muitas vezes aparece resumida a poucos pratos, como o carreteiro de charque e o churrasco. Atuamos através de viagens ao interior do Rio Grande do Sul e também em Porto Alegre. Pretendemos, também, através deste trabalho, dar visibilidade aos produtores regionais, valorizando a utilização dos insumos produzidos no Estado”, enfatizou Jussara Pereira Dutra, coordenadora do projeto de pesquisa. 

GT de Gastronomia Regional 

Instituído em dezembro de 2011, pelo governador Tarso Genro, o grupo tem como objetivo pesquisar e divulgar a gastronomia regional do Rio Grande do Sul, a partir do resgate de receitas tradicionais, reconhecendo a importância das diferentes etnias na formação do Estado e suas influências na culinária gaúcha. Entre as ações desenvolvidas pela equipe, estão o Programa de Capacitação Profissional em Gastronomia e Serviços e projetos do Museu da Gastronomia Nacional, Adega do Palácio Piratini, Memorial do Vinho e I Festival de Gastronomia do Rio Grande do Sul. 

Mais diversidade, mais sabores 

A gastronomia do Rio Grande do Sul destaca-se no cenário brasileiro com sua diversidade cultural, podendo competir com qualidade e inovação no mercado nacional e internacional, tornando evidentes as etnias e as heranças históricas regionais. “Na Copa do Mundo de 2014, os aromas, temperos e sabores da autêntica cozinha gaúcha serão um diferencial para o turismo regional, e promoverão os ingredientes da terra, aliando sustentabilidade, competitividade e responsabilidade ambiental”, destacou a coordenadora do projeto de pesquisa.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.