População comparece às urnas

Ontem, santanenses não deixaram de opinar no Sistema de Participação Popular e Cidadã

Santanenses participaram, ontem, da votação popular, em diversos pontos do município

Aconteceu, ontem, a votação no Sistema de Participação Popular e Cidadã, que iniciou pela internet, no dia 6, e continuou ontem, com urnas móveis e fixas espalhadas pelo município.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude – Liziane Schlick, a expectativa era de 20 mil votos. No ano passado, foram contabilizados pouco mais de 6 mil votantes. Até o fechamento desta edição, não foi possível calcular o número total de participantes na votação, tendo em vista que o prazo para participação via internet era até a meia-noite.

A partir desse processo, que foi até as 17h30 nos locais, os dados são repassados para o Corede, e são aprovadas as cinco demandas mais votadas na região, entre todas as cidades. Essas demandas mais votadas, segundo Liziane, são encaminhadas ao Governo do Estado, para que sejam pagas a partir do ano que vem, no próximo orçamento.

Nos mais diversos pontos da cidade, os santanenses participaram e aprovaram o sistema de votação. Em entrevista à reportagem, os cidadãos falaram sobre a participação em outros anos, a simplicidade do processo e avaliaram as demandas apresentadas e a realidade do município.

“Foi bem fácil votar. Concordo com as demandas apresentadas. Já votei nos outros anos, pois considero importante podermos decidir, participar”, declarou Flávia Retamar, de 39 anos.

 

 

 

 

 

“Sempre que vejo as urnas, procuro participar. O formulário estava bem compreensível, e recebi dicas do atendente, que me auxiliou. Concordo com as demandas, principalmente relacionadas à saúde, que está precária”, disse Ana Damasceno, de 53 anos.

 

 

“Tenho participado, pois é muito importante a nossa participação. Foi fácil votar e foi bem explicado pelo pessoal da Brigada Militar. As demandas estão bem simplificadas, no sentido de explicar, e é realmente o que o município está precisando”, comentou Vânia Denise Duarte, de 39 anos.

 

 

“É a primeira vez que estou participando, e acho uma iniciativa muito importante para a comunidade, para os cidadãos poderem interagir em benefício de decisões importantes para nossa cidade. As demandas não são totais, mas é o início de uma mudança. O processo de votação foi simples, bem explicado e, ao mesmo tempo, nos fez rever alguns aspectos, além de dar opções de votar com liberdade e decisão própria”, falou Juan Pereira, de 42 anos.

 

“Já havia votado anteriormente. O processo está ótimo assim, para o entendimento de todas as pessoas, inclusive o meu. Devemos participar dessas eleições, pois só fazem bem para nós. As demandas estavam bastante de acordo com o que o município necessita”, salientou Conrado Oliver, de 63 anos.

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.