Relações internacionais: IFSul e UTU planejam implantação de novos cursos binacionais em regiões de fronteira

Intenção é disponibilizar dois cursos em Rivera e dois em Sant’Ana do Livramento, a partir de 2014

Rivera deverá ser contemplada com cursos na área do Turismo e Logística, e Livramento com cursos de Eletroeletrônica e Energias Renováveis

O reitor Marcelo Bender; o diretor-geral do campus Sant’Ana do Livramento, Paulo Asconavieta; e a titular da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assint), Lia Pachalski, do IFSul, reuniram-se, recentemente, com o diretor-geral da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), Eduardo Davyt, e equipe, na Embaixada do Brasil, em Montevidéu. Na pauta, um dos assuntos principais foi a expansão dos cursos binacionais.

Os dirigentes foram recebidos na Embaixada do Brasil, pelo coordenador de Cooperação, Alexandre Barbedo. Eles discutiram a implantação de novos trabalhos na fronteira, incluindo a região do Chuí e Santa Vitória do Palmar. Outro tema abordado foi relacionado à aplicação, pelo IFSul, do exame que possibilita a certificação de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros, o Celpe-Bras. Foi também solicitado apoio para financiamento de projetos pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), nas áreas de Restauro e Indústria.

Na reunião, foram avaliados os trabalhos binacionais desenvolvidos em parceria pelas duas instituições, e apresentadas propostas de criação de novos cursos binacionais, a serem implantados em 2014. Em Rivera, no Uruguai, a intenção é contemplar as áreas de Turismo e Logística. Já no lado brasileiro, em Sant’Ana do Livramento, serão ofertados cursos nas áreas de Eletroeletrônica e Energias Renováveis.

De acordo com o reitor Marcelo Bender, a viagem foi uma oportunidade para apresentar os trabalhos binacionais para a Embaixada e solicitar apoio na expansão e desenvolvimento dos projetos fronteiriços, bem como conversar sobre um planejamento estratégico para as regiões de fronteira.

Nesta missão, o Instituto Federal de Goiás (IFG), representado pelo reitor Paulo Pereira, assinou um convênio com a UTU. As instituições brasileiras pretendem trabalhar juntas com a universidade uruguaia, na área de energias alternativas, com mobilidade docente.

Nos dias 14 e 15 de agosto, o Comitê Gestor Pedagógico binacional vai se reunir em Sant’Ana do Livramento para discutir os detalhes dos projetos pedagógicos de ambas as instituições, os quais passarão pela avaliação dos conselhos superiores do IFSul e da UTU para, então, serem implantados. Os cursos terão dupla diplomação.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.