Formação profissional gratuita no Munícipio

Cursos voltados à demanda e interesse do mercado de trabalho local, acessíveis à população de classe menos favorecida

Secretário de Assistência Social, Leonor Gonçalves, e Rafael Leal Perez

Em Livramento, 600 alunos já foram contemplados com o curso de formação profissional, e hoje têm uma profissão. As inscrições são realizadas na Secretaria de Assistência Social do município, e os cursos são custeados pelo Governo Federal e disponibilizados pelas seguintes unidades: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFSul).

O interessado deve possuir idade entre 16 e 59 anos, estar matriculado no Cadastro Único, procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social ou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo, para se inscrever, ingressando, assim, no Pronatec.

Qualquer membro da família poderá se matricular nos cursos, não havendo limite de pessoas. Além disso, uma vez concluído um curso, o beneficiário poderá se matricular em outro, sem restrições.

De acordo com Rafael Perez, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é um conjunto de ações que visam ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira, melhorando as condições de inserção no mundo do trabalho. O objetivo é expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), como coordenador do Plano Brasil Sem Miséria, tem desenvolvido, em parceria com outros ministérios, programas e ações de incremento da formação técnica e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O professor de informática do SENAI, Rodrigo Oliveira, informou que as turmas são bem participativas, e que no decorrer do curso os alunos, já vão se empregando na área, agora com o conhecimento aprimorado.

Além da gratuidade da mensalidade, o Programa também oferece ao beneficiário: ajuda de custo com o transporte; ajuda de custo com alimentação e material didático.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.