O inverno mostra seu rigor nos Pampas

Massa de ar polar começa a perder intensidade na sexta-feira

Com o frio extremo, quem mais sofre em relação a problemas de saúde são as crianças e os idosos


Pronto-socorro lotado, na tarde de ontem

Quem ainda não sentiu na pele o rigor do frio que tem atingido a Fronteira nos últimos dias? Inúmeras pessoas têm se referido à onda de temperaturas baixas como o frio mais intenso dos últimos anos. “Faz tempo que não via dias tão frios como os que têm feito em Livramento e na região”, destacou Severo Gonçalves, de 68 anos. Ele ainda completou que seus problemas de saúde se intensificam nas noites mais frias, e que seguidamente procura o atendimento nos UBSs. Segundo o meteorologista Luiz Fernando Natigal, na madrugada de terça-feira para ontem, a mínima registrada foi de -2,7ºC.

A saúde é a principal questão a ser observada nos dias mais frios. A procura pelos pronto-atendimentos tem chamado a atenção dos santanenses. De acordo a enfermeira Iana Cristina Haass, Coordenadora da Unidade Sanitária, as pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, entre outras, são as que mais sofrem com a chegada da massa de ar polar, que ficou ainda mais seca. Contudo, o

Iana Cristina Haass, Coordenadora da Unidade Sanitária

aumento nos atendimentos do pronto-socorro e UBS também é relativo aos problemas respiratórios ou doenças cardiovasculares. “O frio gera, inclusive, um aumento significativo na pressão arterial, assim muitos pacientes aumentam as dosagens dos medicamentos devido a orientações médicas. Como tem feito frios extremos, os pacientes têm se queixado bastante a respeito dessa disfunção gerada pelo clima”, destacou Iana.

Ainda segundo a coordenadora, o aumento nos atendimentos na Unidade Sanitária foi em média de 30%. “Quem mais sofre são crianças e idosos. Hoje pela manhã, consultaram muitas pessoas com febre e tosse intensa, devido a infecções do aparelho respiratório, sem falar na procura pelo 3º turno, à noite – Programa Inverno Gaúcho”, destacou.

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.