Abertura oficial acontece domingo, na Estação Cultura

Diversas atrações fazem parte da programação

Glauber Lima, prefeito municipal

Dando início às festividades comemorativas dos 190 anos de Sant’Ana do Livramento, a prefeitura municipal promove, no domingo, dia 14, a partir das 15h, no Espaço Estação Cultura, o ato solene de abertura da Semana de Livramento, com participação do prefeito Glauber Gularte Lima. O evento é aberto ao público, e contará com a participação de diversas autoridades, entre elas, secretários, servidores do município e representantes de entidades organizadas.

Na oportunidade, estará acontecendo o Dança Gaúcha na Estação, que é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, para a qual foram convidadas diversas invernadas artísticas do município, que se apresentarão durante o evento. Estão confirmadas as presenças dos grupos Urutau, Chilenas de Prata e do CTG Fronteira Aberta. Também estará abrilhantando o evento o cantor santanense Juliano Moreno, que interpretará canções que têm como tema Sant’Ana do Livramento. “Este é o momento de comemorar e refletir sobre a nossa cidade. Sou muito otimista com relação ao futuro de nossa querida Livramento, e para isso estamos trabalhando incansavelmente”, ressaltou o Prefeito. 

Histórico 

Os primeiros ocupantes conhecidos da região do atual município foram os índios charruas e minuanos. Em seguida, vieram jesuítas espanhóis, depois, ao longo do século XIX, os imigrantes portugueses e italianos. Em 1810, a instabilidade política que levaria à independência das colônias espanholas na Bacia Platina motivou a vinda de tropas portuguesas para a região, com a finalidade de resguardar a fronteira luso-espanhola. Essas tropas, comandadas por Diogo de Sousa, conde de Rio Pardo, deram início à atual cidade de Sant’Ana do Livramento, através da construção de uma capela dedicada à santa homônima. A povoação portuguesa permanente da região iniciou-se com a doação de sesmarias feitas pelo Marquês de Alegrete, em 1814. Fundada a cidade em 30 de julho de 1823, foi elevada à categoria de município em 1857, emancipando-se de Alegrete.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.