Homenagens marcam a abertura solene

Acendimento do fogo simbólico e homenagem a tradicionalistas puderam ser acompanhados pelos presentes

Hasteamento dos pavilhões foi realizado pelo capitão Laerte, o presidente Gisler, o prefeito Glauber e o coordenador Munhoz

No fim da manhã do feriado do Dia do Trabalhador – 1º de maio – aconteceu a abertura oficial da 32ª edição da Campereada Internacional, com a presença de autoridades locais.

Prefeito Glauber Lima despacha da Campereada desde o início

Participaram da solenidade o prefeito Glauber Gularte Lima; o vice Edu Olivera; o titular da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo, Sérgio Munhoz; o presidente do Poder Legislativo, Gilbert Gisler; os vereadores Dagberto Reis, Maria Helena Duarte, Jansen Nogueira, Itacir Soares; Paulo Giovane da Silva, representante do presidente da Assembleia Legislativa Gilmar Zorzella; representante do Comandante do 2º RPMon, capitão Laerte; o inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal, Valmir de Souza Espirito Santo; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Burgel; secretários municipais e outros setores da sociedade.

Sérgio Munhoz destacou a satisfação de fazer parte da equipe que conduz a 32ª Campereada Internacional. “Aqui, com a Prefeitura e o secretariado, buscamos, nos últimos dias, trabalhar com afinco para cumprir uma grande responsabilidade. A 32ª Campereada é um novo marco, onde conseguimos instituir Sant’Ana do Livramento como uma das cidades mais importantes do Circuito de Rodeios nos aspectos comercial, cultural e turístico”, afirmou.

O presidente do Legislativo, Gilbert Gisler, exaltou o empenho de cada um que tornou real a festa campeira e confirmou presença. “Em nome da Câmara de Vereadores informamos que o Legislativo está presente neste evento, acampado desde quarta-feira. Contem sempre com o Poder Legislativo para cultuar as tradições do Rio Grande”, finalizou.

Holofotes foram colocados na pista de provas

O prefeito Glauber Lima ressaltou que a Campereada Internacional é o espaço onde são reafirmadas as tradições do gaúcho. “Para nós, estarmos juntos como co-promotores que sempre fomos, enquanto Administração Municipal, juntamente com os tradicionalistas é muito importante. Por isso, fizemos um investimento direto de R$40 mil e para o ano que vem, pretendemos investir muito mais”, apontou Glauber, destacando a integração com o Uruguai e a presença de representantes de outros estados do Brasil. “Este é um evento consolidado que expressa nossa cultura num fator de atração de povos irmãos, que traz gente de várias localidades. Tenho certeza de que vamos viver grandes momentos nesses próximos dias, e a Prefeitura está instalada compartilhando com a população este momento extraordinário”, finalizou. A abertura da 32ª Campereada Internacional foi oficializada com o acendimento do fogo simbólico. O evento, no Parque José Rufino de Aguiar Filho, vai até domingo, dia 4. 

Homenagens 

Como forma de prestar uma homenagem a personalidades locais que mantêm viva a cultura do Rio Grande do Sul e, em especial, o Tradicionalismo de Livramento, a Prefeitura realizou a entrega da medalha comemorativa do traslado dos restos mortais de David Canabarro até Livramento, para os tradicionalistas Velocínio Silveira (Lenço Branco); Nelma Cardoso; Ademar Menezes e Elza Machado.

Campereada deverá ter seu maior público domingo

Expectativa é de que neste ano,  durante o evento, mais de 50 mil pessoas passem pela Cidade da Tradição

Gineteada é um dos principais atrativos do fim de semana

Este sábado e domingo marcam o desfecho da Campereada na Chácara da Prefeitura. Segundo as divulgações que vêm sendo realizadas inclusive em televisão regional, mais de 40 mil pessoas deverão se confirmar como o número de participantes ao longo de todo o evento e a tendência é de que o ápice ocorra justamente neste domingo, 4 de maio.

Iluminação permite a gineteada noturna

“Estamos aqui prestigiando esse grande evento no qual a Prefeitura é parceira. É nosso compromisso apoiar e fomentar atividades tradicionais da cidade, assim como é a Campereada Internacional”, afirmou o prefeito Glauber Lima, que de botas e bombacha, realizou reuniões e promoveu despachos administrativos no local durante os últimos dias.

As equipes de redutores de danos da Secretaria Municipal de Saúde também estiveram no evento realizando a distribuição de preservativos e material informativo. 

Ouvidoria 

Apresentando como inovação, a Prefeitura Municipal disponibiliza à comunidade a Ouvidoria da Campereada Municipal, com uma linha telefônica exclusiva para atender demandas relacionadas aos serviços prestados no local. “Qualquer dúvida, sugestão ou melhoria que a população tiver o interesse de nos repassar a respeito da Campereada, terá esse número à disposição, todos os dias, até as 22h”, salientou Glauber Lima.

A programação de fim de semana consiste na continuidade da Copa RBS TV de Laço no sábado e sua finalíssima, que será no domingo. Sábado acontecerá também a prova de gineteada no aporreado – terceira classificatória, sendo a final no domingo.

Público expressivo marcou presença assistindo às competições que estarão ocorrendo até este domingo

Programação

Sábado 03/05
7h30min – 3ª Eliminatória Laço Dupla – Copa RBS TV
3ª E 4ª Armada de Laço Trio
Laço Dupla – Federação Gaúcha de Laço – 3ª Classificatória
9h – Prova Redomão 21 dias (xucro/amanunciados)
14h – Provas de Rédeas, Tambor, Balizas (pistas 02)
Laço Casal, Laço Piá, Laço Pai e Filho (pista 01)
16h – Prova de Laço Peão Rural, Laço Prenda
18h – Gineteada Aporreado – 3ª Classificatória
19h – Show e Tertúlia
20h – 3º Remate Crioulos de Santana – 50 cavalos
23h – Baile Tchê Chaleira

Domingo 04/05
8h – Final – Laço Dupla – Copa RBS TV
Final – Laço Trio – 3ª, 2ª e 1ª Força
Final – Federação Gaúcha de Laço

Paleteada
12h – 7ª Festa do Assado no Couro-Santa Casa
14h – Mateada
14h – Concurso de Danças
16h – Final Gineteada Aporreado
18h – Encerramento Oficial
20h – Domingueira – Nego Mario e Grupos da Terra
21h – Programa Pé do Fogo (Rádio Cultura)

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.