Cuidados com as ovelhas no inverno

A aplicação de vacinas está entre os principais tratamentos com os animais

A umidade pode prejudicar a qualidade da lã dos animais

Na estação do frio, o trabalho com os ovinos precisa ser redobrado, tanto para os animais criados soltos no campo, quanto para aqueles que são preparados para as exposições e feiras. Nas cabanhas em Sant’Ana do Livramento, os cuidados começam antes mesmo do nascimento dos cordeiros.

E as primeiras quedas nas temperaturas alertam, os cabanheiros do pampa gaúcho, que o trabalho com as ovelhas aumenta e elas precisam de mais atenção. Os cuidados com a aparência redobram, já que por causa da umidade, por exemplo, a lã pode perder a qualidade e o animal também passa a ter menos valor comercial, principalmente aqueles que participam de exposições.

E com os cordeiros, que em algumas propriedades começaram a nascer no começo desse mês, o zelo é ainda maior. É preciso ficar de olho se eles estão mamando ou se não estão machucados.

Segundo o criador de ovelhas Cláudio Arteche, que tem em torno de 800 animais da raça holandesa texel, o principal cuidado nessa época do ano é dar as vacinas adequadas, para evitar o surgimento de verminoses e parasitas internas e externas.

Na propriedade dele, para as fêmeas, que ainda estão em período de reprodução, o tratamento é ainda mais diferenciado. A alimentação, por exemplo, é preparada com suplementos, principalmente para as matrizes, que deverão entrar em parição no fim do mês de julho até agosto. “Uma das vantagens de criar a texel é que como elas não têm muita lã, os cuidados com esse aspecto não precisam ser tão grandes assim”, comenta o ovinocultor.

Em uma outra propriedade, são criados ovinos da raça australiana ideal, produtoras de carne e lã. A pastagem fica ao lado do galpão, onde os animais dormem e ficam em dias de chuva ou muito frio. A rotina de cuidados inclui, ainda, a limpeza do ubre da ovelha. Com a tosa da lã, o cordeiro vai poder se alimentar com mais facilidade. O excesso de casco também precisa ser retirado, para que as ovelhas não se machuquem.

Também é importante ficar atento com a alimentação dos ovinos. Na propriedade do ovinocultor Marcelo Macedo Linhares, eles recebem ração uma vez ao dia. Além disso, os produtores precisam ficar cautelosos com relação aos predadores que rondam a área para atacar os cordeiros, como os cães ou javalis. “Claro que ainda tem o cuidado com as vacinas, vermífugos e o manejo com o pré-parto das ovelhas. Também é realizada a dosificação pré-parto, geralmente os cuidados começam 30 dias antes do parto”, explica o ovinocultor Linhares.

O veterinário Clesio da Rosa, que trabalha na propriedade do produtor Linhares, acrescenta mais um outro cuidado importante com o manejo das ovelhas. “Um espaço do campo que fica mais próximo da casa é deixado em descanso, ou seja, durante dois meses pelo menos, nesse local não entram ovinos. Assim, a área fica mais limpa e evita a transmissão de verminoses. Só depois desse tempo é que são colocados outros animais nessa parte do campo”, explicou.

JANDIRA VANIN ESPECIAL

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.