Secretaria de Agricultura inicia ciclo de Qualificação Técnica

Alessandra Texeira Fonseca, Mestre em reprodução animal, de Ribeirão Preto/SP

Pasta desenvolveu atualização em Inseminação Artificial em Tempo Fixo para profissionais da área técnica

Nos dias 18 e 19 de junho realizou-se, na Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Ourofino Agronegócios, o Curso de Atualização em IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo, voltada para veterinários e zootecnistas da área de leite, que atuam nos diversos municípios da região.

Já participaram deste evento profissionais de Bagé, Santa Maria, Pelotas e em Sant’Ana do Livramento participaram mais de 18 profissionais que atuam junto à APL do Leite. Foram abordados temas de fisiologia, manejo reprodutivo e variações de protocolos hormonais para a IATF em bovinos de leite. As aulas foram ministradas por Alessandra Texeira Fonseca, Mestre em reprodução animal, de Ribeirão Preto/SP.

Tarso Fonseca Ferreira e Vladson Chaves avaliaram que os objetivos foram plenamente atingidos pela participação de vários profissionais de diversos municípios, salientando que a IATF é uma grande ferramenta para o aumento de produtividade do rebanho leiteiro e de corte.

No dia 18, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Agricultura, foi realizada a parte teórica do evento, e no dia seguinte, 19 de junho, foram realizados os serviços de campo, onde foram disponibilizadas 12 vacas e a infraestrutura do campo de cooperação para as aulas práticas.

Sorrindo, satisfeito, Carlos Fernandes, secretário da Agricultura, junto aos técnicos que estavam assistindo ao curso

Um dos participantes do curso, o médico veterinário santanense Jorge Menezes, cumprimentou a iniciativa da Secretaria de Agricultura e da Prefeitura Municipal, solicitando que cursos de capacitação como este sejam mais frequentes.

O secretário de Agricultura, Carlinhos Fernandes, afirmou: “Temos de, cada vez mais, incentivar a atualização e a capacitação de técnicos da cidade, que são muito qualificados, a seguirem trabalhando e exercendo um grande trabalho para o desenvolvimento cada vez maior do setor agropecuário”.

Conforme o prefeito Glauber Lima, a Secretaria de Agricultura do Município é um espaço de fomento, capacitação e desenvolvimento do meio rural.

Representaram o Departamento Técnico Agropecuário da Secretaria, na condução do curso, os Zootecnistas Laise Har e Cláudio Pereda e o médico veterinário Fábio Simões Pires e, pelo serviço de Inspeção Municipal, os médicos veterinários Ariel Lima, Paulo Rech Francisco Correa.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.