Braford sem fronteiras, em gira internacional

Evento terá culminância neste sábado, 15 de junho, no lado brasileiro da Fronteira, com a visita na estância São Bento, de Otto Manoel Alves de Alves, depois de recepção na estância Carcávio e início na Santa Maria de La Buena Unión

Teve início na quinta-feira, pelo Uruguai, e encerrando neste sábado, 15, a Gira Internacional Braford 2013, realização conjunta da Sociedade de Criadores de Braford e Zebú do Uruguai e do Núcleo do Pampa Gaúcho de Criadores de Hereford e Braford de Sant’Ana do Livramento.

No primeiro dia, a programação teve início às 11h, com um encontro em Buena Unión, na Rota 5, Km 459, em Rivera, no Uruguai. A seguir, foi desenvolvida a visita à cabanha Santa Maria de La Buena Unión, de Yamayo.

À noite, houve confraternização de boas-vindas na sede do Núcleo Pampa Gaúcho, no parque de exposições de Sant’Ana do Livramento. Foram realizadas apresentações da Associação Brasileira de Hereford e Braford e da Sociedad de Criadores de Braford e Zebu do Uruguai.

Mesmo com a instabilidade do tempo na sexta-feira, as atividades começaram a partir das 7h30, com a concentração na sede do Núcleo do Pampa Gaúcho para saída com rumo à Estância Carcávio. 

Idealização 

A iniciativa partiu da diretoria da sociedade uruguaia de criadores, entendendo que após eventos internos, no âmbito de Uruguai, seria interessante retomar as giras técnicas.

A ideia foi levada adiante pela excelente relação que existe entre as entidades de Uruguai e Brasil, que estão agrupaadas na Federação Braford do Mercosul, tendo iniciado aí a coordenação para desenvolvimento de um evento conjunto, conforme definiu, em entrevista à imprensa uruguaia, o agrônomo Salvador Gamba, presidente da Sociedade de Criadores.

Do lado brasileiro, o médico veterinário Eduardo Guerra Soares, diretor da estância Carcávio e ex-presidente do Núcleo Pampa Gaúcho, coordenou com a atual presidente, a criadora Celina Maciel, no sentido de fechar a parceria. O evento tem finalidade tripla. A primeira é essencialmente técnica, para que os profissionais possam explicar sistemas de manejo, dar detalhes dos trabalhos realizados, enfim, detalhar os processos dos criatórios; enquanto o segundo foco é social, ou seja, permitir a integração entre criadores de Braford de todos os pontos dos dois países e, por último, a meta comercial.

Nesse aspecto está a diponibilidade de oferta de reprodutores – machos e fêmeas – de qualidade para os interessados, com significação também no intercâmbio gerado entre os criadores.

Os participantes estão tendo a oportunidade de conhecer e verificar, in loco, as tecnologias utilizadas pelos diferentes sistemas de produção das empresas visitadas.

A primeira cabanha visitada, Santa María de la Buena Unión, de Yamayo, mantém um sistema de criação de gado Braford com florestação, considerado muito interessante.

Para a manhã de sábado, 15 de junho, também com ponto de concentração na sede do Núcleo santanense, a partir das 7h30, será realizada visita à estância São Bento, onde ocorrerá o encerramento da gira, com almoço. Ao fim do evento, a área de comunicação do Núcleo Pampa Gaúcho deverá divulgar as fotos e detalhes da Gira, que, de antemão, confirma seu sucesso, seja em termos de participação, seja no que tange a qualidade dos animais dos criatórios visitados.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.