Alunos do IFSul recebem primeiros diplomas binacionais da América Latina

Entrega será realizada em solenidade com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante

Alcione Jacques Maschio, docente e coordenadora de ensino pesquisa e extensão do campus Livramento

Em dezembro do ano passado, a primeira turma do IFSul concluiu as disciplinas teóricas do curso Técnico em Informática para Internet.

Desde aquela data, os alunos dedicaram-se a realizar o estágio obrigatório. Hoje, os primeiros que concluíram o estágio, requereram os diplomas de conclusão, que possuem uma peculiaridade: são os primeiros diplomas binacionais da América do Sul.

Paulo Henrique Asconavieta da Silva, diretor-geral do Campus Livramento

São dois cursos técnicos binacionais ofertados atualmente: Informática para Internet, desenvolvido no IFSul, e Controle Ambiental, realizado na Escola Técnica Superior de Rivera.

Os diplomas foram assinados e chancelados pela reitoria do IFSul e diretoria da UTU (Universidade do Trabalho do Uruguai), a qual mantém convênio com o instituto brasileiro, pois todos os cursos ofertados são para 50% de alunos brasileiros e 50% uruguaios. “Não só a oferta, mas o projeto pedagógico do curso é desenhado para atender um profissional para atuar tanto do lado brasileiro, quanto do uruguaio”, explicou o diretor-geral do campus Sant’Ana do Livramento do IFSul, Paulo Henrique Asconavieta da Silva.

A inovação dos certificados binacionais reside em que o profissional, se quiser atuar no país vizinho ou vice e versa, não necessita fazer a revalidação de seu diploma adquirido no país natal. “O grande diferencial dos nossos diplomas é que, na sua emissão, já está válido nos dois lados da Fronteira”, ressaltou Paulo Henrique.

Dois alunos brasileiros e um uruguaio são os pioneiros a receber esses diplomas, que serão entregues em solenidade de inauguração do prédio, prevista ainda para a primeira quinzena de junho, com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. 

Mercado de trabalho 

A coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Sant’Ana do Livramento do IFSul, Alcione Jacques Maschio, também salientou a dificuldade de inserção dos alunos no mercado de trabalho. “É interessante que as empresas deem oportunidade para os nossos alunos estagiarem. A área de informática para internet está com falta de mão de obra em todo o País, e estamos formando esses profissionais. Muitas vezes, o estágio se resume à criação de um site para uma empresa”, lembrou ela. 

Honrados 

Laura Viviane de Souza Pereira, Matheus Rodrigues Echevarria e Pablo Sergio Richieri Balsiger são os três alunos que irão receber o primeiro diploma binacional da América Latina. “É incrível, uma grande oportunidade e um prazer receber esse diploma, que com certeza irá abrir grandes horizontes para nós, profissionais. Pretendo trabalhar na área assim que tiver o diploma em mãos”, contou Laura.

 

 

 

Matheus disse que receber o diploma é algo diferente e único para ele: “É extraordinário ser um dos primeiros a receber algo que não foi conseguido ainda. Vou aproveitar e seguir estudando. Esse foi apenas o primeiro passo”, constatou.

 

 

 

 

Pablo falou da felicidade da conquista. “Estou muito feliz por ser um dos primeiros a concluir o curso. Quero continuar na área, oferecer meus serviços para as duas cidades e, no futuro, abrir minha própria empresa”, planeja.

 

 

 

.

 

Diploma binacional é o primeiro a ser emitido na América Latina

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.