Legisladora vai à capital e se reúne com técnicas da Economia Solidária

Debate com o grupo da pasta estadual registra boas perspectivas para implementação de plano binacional, no futuro, para atuação nesse segmento

Na Secretaria de Economia Solidária, Isabeta Ody; a diretora do Difesol, Nelsa Nespolo; vereadora Carine Frassoni; Elci Aguirre e Viviane Meira

A vereadora Carine Frassoni (PMDB) esteve reunida, recentemente, em Porto Alegre, com o grupo técnico da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Pequena Empresa.

A legisladora santanense foi recebida pela senhora Nelsa Nespolo, diretora do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol), e debateu sobre a cadeia solidária binacional da garrafa PET e a importância da criação de cooperativas desse ramo nas cidades do Rio Grande do Sul.

Segundo a vereadora, a cadeia solidária binacional do PET é formada por empreendimentos da economia solidária, desde a coleta da garrafa PET, da transformação em flake, da fibra, do fio, do tecido até a confecção de diversos materiais.

Isabeta Ody confirmou, conforme a vereadora, que após a formação de cooperativas e centrais, é possível ser adquirido o maquinário para moer a garrafa PET através de convênio com a União. Após, este material poderá ser vendido por até R$ 2,00 o quilo do produto colorido (PET branco e verde).

A vereadora Carine demonstrou seu entusiasmo com esta cadeia formada também pelo país vizinho, Uruguai, que fabrica a fibra que é destinada para Minas Gerais, onde é confeccionado o fio e o tecido, que voltam para o Estado, direcionados para fomentar as cooperativas de costureiras que fabricam inúmeros materiais, tais como: mochilas, aventais, calçados, entre outros.

“É muito importante que a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento seja a protagonista neste projeto, assumindo a responsabilidade de ser um polo desta cadeia, em especial por se tratar de uma cidade de fronteira, pois outros municípios, em especial a cidade de São Borja, buscam alcançar este mesmo objetivo, que é um meio de geração de emprego e renda” – concluiu.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.