Escola General Neto completa 84 anos

Atividades alusivas à data estão sendo realizadas durante toda a semana, no educandário

Banda Marcial da escola apresentou-se na tarde de ontem

Ontem, dia 3 de junho, a Escola Estadual de Educação Básica General Neto completou 84 anos na história da educação santanense. “A escola agradece a cada aluno, professor e funcionário que por aqui passou ou continua atuando, pois cada um deixou um pouco de si na construção dessa escola. É um orgulho fazer parte da família General Neto, é um orgulho ver nossos alunos alcançando seus sonhos”, destacou a diretora da instituição Áurea Maria Vargas Guedes.

A escola foi criada em 1929, com o nome Grupo Escolar Zona Fronteiriça. Em 1933, foi elevada à categoria de Colégio Elementar, mas conservou sua denominação inicial. Em 1934, passou a chamar-se Colégio Elementar Rivadávia Corrêa. Em 1940, por determinação da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul, recebeu o nome que conserva até hoje, ficando, desde então, como Patrono da Escola, o General Antônio de Souza Neto, personagem destacado da Revolução Farroupilha.

Primeiramente, funcionou no prédio da Sociedade Italiana, situada à rua Rivadávia Corrêa, depois, mudou-se para a esquina da rua Rivadávia Corrêa, com a rua João Pessoa.

Em 1944, após quinze anos de sua criação, foi inaugurada no prédio atual.

Em 1989, implantou o 2º grau, passando a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º graus General Neto.

Em abril do ano 2000, recebeu nova denominação, passando a chamar- se Escola Estadual de Educação Básica General Neto.

Atualmente, a diretora da Escola é a professora Áurea Maria Vargas Guedes e são vice-diretores: Francisco Serápio Goularte Guedes, Tânia da Cunha Meinerz e Ana Denise Trindade.

A Escola General Neto conta com aproximadamente 1200 alunos, um grupo de 70 professores e 15 funcionários, atendendo alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio Politécnico.

A escola conta com uma Sala de Recursos, nos dois turnos, para atendimento aos Deficientes Visuais de toda a região da 19ª CRE; e uma Sala de Recursos, também nos dois turnos, para atender crianças que, mediante laudo, necessitem de atendimento especializado.

A escola também realiza projetos escolares incentivando os alunos ao trabalho escolar, e participa de projetos como Mais Educação, Bailado Chama Crioula e Banda Marcial, Projeto Província de São Pedro, Solidariedade (arrecadação de roupas e alimentos, e apresentações artísticas nas entidades), Gincana Escolar, Festa Junina e Feira cultural. 

Atividades

Durante a manhã de ontem, quando iniciaram as comemorações do aniversário da escola, aconteceu a apresentação da Banda do Exército e os jogos interséries, com as turmas do Ensino Médio. À tarde, as atividades foram encerradas com apresentação de dança da escola e banda marcial da escola. Também foram expostos trabalhos de maquete da escola. Hoje, as atividades alusivas ao aniversário serão paralisadas em virtude da realização da Olimpíada Brasileira de Matemática, e serão retomadas na quarta-feira, quando, na praça Oriovaldo Greceller, em frente à escola, os alunos realizarão um trabalho voltado ao meio ambiente. “Alguns alunos vão plantar no jardim da escola e outros expor os trabalhos na praça, a partir das 14h”, contou a diretora Áurea. Quinta-feira, acontece um lanche coletivo, e na sexta-feira, os alunos se mobilizam para a gincana da escola. No sábado, as atividades serão encerradas com mateada, serviços para a população e jogos interséries dos pequenos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.