Nota Fiscal Eletrônica passa a ser obrigatória a partir desta segunda

Finda hoje o prazo, que foi prorrogado, para que os estabelecimentos e prestadores de serviços pudessem manter a nota impressa; agora, só vale a eletrônica

Fazenda exige NF-e a partir desta segunda

A partir de hoje, 3 de junho, é obrigatória a emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e) em Sant’Ana do Livramento, com o município já integrado ao sistema estadual e nacional.

O alerta é do secretário da Fazenda, Paulo Lago, lembrando que o governo municipal já havia prorrogado, por decreto, o prazo para que ainda pudessem ser emitidas as notas fiscais convencionais, em papel. Ele confirma que foram realizadas reuniões e contatos com contadores, a fim repassar todas as informações sobre o novo sistema para seus clientes.

“Claro que se o cidadão emite 5 notas fiscais por mês não vai precisar adquirir equipamento de informática e ter em sua empresa, já que é um serviço que pode ser prestado também no pacote dos contadores. Pode fazer parte do pacote de serviços contábeis” – sugere Lago. “Tive, lá na Fazenda (secretaria), o caso de uma empreendedora, dando conta de que emite apenas uma nota por mês, pois detém cliente único e não queria fazer gastos com equipamentos. Nesse caso, claro que não precisa adquirir, poderá solicitar ao contador” – opina.

Tínhamos prorrogados o decreto, e dia 3 todo mundo na NF-e. “Fiz reunião com contadores e quem não tem condições, emite uma ou duas, ou dez notas, não precisa ter em casa, na oficina mecânica, contrata um contator e este emite a nota para ele” – refere.

“Não é porque é pequeno, que vai deixar de cumprir a lei, que é feita para todos” – sintetiza. Quem tem talonário vai até a secretaria de Fazenda, leva os talões e faz a devida emissão eletrônica. As empresas já estão emitindo NF-e, que perfaz em torno de 70% da arrecadação atualmente, ou seja o equivalente a 12% ou 14% do total de empresas. Poucas empresas arrecadam muito, hotéis, bancos, que pagam ISSQN. “Na verdade, podemos sugerir que 12% das empresas santanenses são responsáveis por 70% da arrecadação” – diz.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.