Livramento inaugura a 1ª sede própria de delegacia regional da Susepe do Estado

Prédio reformado na rua Antonio Fernandes da Cunha passa a abrigar a 6ª Delegacia Penitenciária Regional

Airton Aloisio Michel, secretário estadual da Segurança Pública, durante pronunciamento

Após participarem da solenidade de entrega dos tablets, no Instituto Estadual de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha, o governador do Estado, Tarso Genro, e sua comitiva se deslocaram para a rua Antonio Fernandes da Cunha, onde foi inaugurada, por volta das 15h30, a nova sede da 6ª Delegacia Penitenciária Regional, de Sant’Ana do Livramento. O ato é marco no Rio Grande do Sul, tendo em vista que a sede é a primeira própria que passa abrigar uma delegacia da Superintendência dos Serviços Penitenciários-Susepe. 

Superintendente 

Superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson dos Santos Treiesleben, delegado regional Eduardo Sant’Anna Finn, Airton Aloisio Michel, secretário estadual da Segurança Pública, e delegado penitenciário regional, Nelson rahmeier

Em entrevista um pouco antes do ato oficial, o superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson dos Santos Treiesleben, destacou que o investimento representa o retorno do Estado em investimentos para o sistema penitenciário, que tinha como salvação a iniciativa privada. “Eu diria que é de muita importância a inauguração desta delegacia. Não apenas a inauguração em si, mas o que ela representa, sendo a primeira delegacia regional exclusivamente da Superintendência dos Serviços Penitenciários. Para quem não conhece, pode representar pouco a simples inauguração de uma delegacia regional, mas não é isso. Na verdade, representa o retorno do Estado para o sistema prisional. Em um breve histórico, nós tínhamos a iniciativa privada como salvação do sistema prisional, e o que está ocorrendo é o inverso, pois estamos vendo nas iniciativas públicas alternativas para que o sistema prisional funcione. Por exemplo, a construção de uma penitenciária nova em Alegrete, a reforma do Albergue de Uruguaiana, a reforma feita no presídio de Itaqui, a construção, agora há pouco, do novo Albergue de Bagé. Assim, para a região, somente nesta gestão, cerca de dois anos e quatro meses, são R$ 24 milhões de investimentos. Eu penso que isso representa muito para o sistema penitenciário, fomentando também a economia local. Além disso, tivemos uma série de evoluções para os servidores da superintendência, como a aposentadoria especial, subsídio dos salários. Também as promoções, que estavam em atraso – foram três mil servidores nestes últimos dois anos e quatro meses. Isso demonstra que o Governo do Rio Grande do Sul acredita no Sistema Penitenciário Público. E é para isso que nós estamos trabalhando, para buscar a efetivação de um sistema melhor, que dê um melhor retorno para a sociedade gaúcha”, anunciou Gelson dos Santos Treiesleben.

Polícia Civil

Diretor Jorge Figueira Rodrigues, da Penitenciária Estadual de Segurança Média de Livramento

“Temos que saudar a Susepe, que conseguiu uma sede adequada, hoje, para seus serviços, pois este órgão é um parceiro e um dos pilares para a Segurança Pública. Nós encaminhamos nosso trabalho humano para a Susepe – as pessoas encarceradas ou detidas – então é importante que os profissionais da Susepe tenham um bom local de trabalho. Até então, eles desempenhavam as funções nas dependências do antigo presídio, o qual não era um local adequado para seu trabalho”, disse o delegado regional Eduardo Sant’Anna Finn, titular da 1ª DP e 12ª Delegacia Regional da Polícia Civil.

Secretário SSP/RS

“Estamos prestigiando a 6ª Região Penitenciária, e é importante que se diga que uma delegacia regional é reforço importante para o sistema prisional. Estamos fazendo investimentos altos na região, através de recursos meio a meio praticamente, federais e estaduais, e vamos iniciar, em breve, uma obra para 440 presos, em Alegrete. Temos, também, feito reformas na região e esta delegacia, que estamos equipando, com técnicos da área prisional, psicólogos, assistentes sociais, advogados, para atender a região, sem contar que nas casas prisionais já existem técnicos também. Daqui vamos para Bagé, apresentar o decreto do Governador que trata do Crime do Abigeato. Isso é muito importante, criamos um Comitê que envolve várias Secretarias do Estado, para tratar este tema que não está envolvido somente com a Segurança Pública, mas sim com a Secretaria da Saúde, do Meio Ambiente, Receita. Ou seja, todos vão participar desta construção de métodos para que se combata o abigeato. Então, hoje, estamos com várias ações importantes aqui”, destacou Airton Aloisio Michel, secretário estadual da Segurança Pública.

Penitenciária

“Isso vem ao encontro de uma necessidade antiga da 6ª Região Penitenciária, porque não tínhamos uma sede própria – inclusive, esta é a primeira das delegacias do Estado. Vem ao encontro de várias situações, como melhores condições de trabalho, para os servidores que atuam na região, bem como condições para o delegado buscar mais recursos para a nossa região, que abrange desde São Boja até Bagé”, destacou o diretor Jorge Figueira Rodrigues, da Penitenciária Estadual de Segurança Média de Livramento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.