Todos juntos pelo Dudu

Familiares e amigos se reúnem em campanha para custear tratamento do menino

Desde que fraturou o quadril, Dudu se locomove com uma cadeira de rodas

Ana Julia e Luiz Eduardo Freitas Doval Barone são duas crianças que, apesar de não se conhecerem, viveram a mesma experiência. A história de Ana Julia já teve um final feliz, e agora, a campanha e a mobilização dos familiares e amigos é para que a de Dudu, como é conhecido, também tenha.

A história inicia no dia 9 de março desse ano, quando a menina Ana Julia Rodrigues Chaves, de 12 anos de idade, residente em Palomas, caiu do cavalo e foi conduzida por sua mãe, Daniela Rodrigues, até a Santa Casa de Misericórdia de Livramento, onde, após atendimento emergencial e realização de um exame de raio x, foi confirmada uma fratura no ombro esquerdo. Porém, o médico plantonista avisou a mãe da menina que o hospital não teria estrutura para realizar a cirurgia necessária e que a menina deveria ser conduzida para outra cidade. Segundo contou a tia da menina à reportagem, a mãe de Ana Julia, com a ajuda de familiares, procurou a cidade vizinha, Rivera, e o hospital Casmer, onde foram realizados novos exames e foi marcada a cirurgia para o dia seguinte, com o Dr. Angel Abel Alza, médico pediatra traumatologista da capital, Montevidéu, que atende em Rivera de 15 em 15 dias. A família cobriu as despesas, e tudo foi resolvido rapidamente. 

A história de Dudu 

Rossana Freitas, mãe de Dudu, não tem condições de custear as despesas do hospital

Luiz Eduardo Freitas Doval Barone, de 11 anos, tem síndrome de Down, e em outubro do ano passado, após ser matriculado em uma escola regular, sofreu uma queda, que ocasionou a fratura de seu quadril. A tia de Ana Julia, amiga do irmão de Dudu, Junior Freitas, ficou sabendo da história do menino, que está até hoje aguardando uma cirurgia para a fratura do seu quadril, pelo Sistema Único de Saúde, SUS.

Em visita à residência de Dudu na tarde de ontem, a reportagem de A Plateia apurou que, inclusive, a mãe do menino, Rossana, entrou com processo judicial para conseguir atendimento e, mesmo assim, permanece na espera de uma solução para seu filho.

Dulce Rodrigues, a tia de Ana Julia, em uma consulta da menina, resolveu conversar com Dr. Angel Abel Alza sobre o caso de Dudu. Sensibilizado, o médico afirmou que realizaria a cirurgia do menino gratuitamente, porém, não estava ao alcance dele as despesas do hospital. Ao buscar informações no hospital, foi informado que as despesas com a cirurgia e a internação custam em torno de R$2.500,00.

Foi marcada, para Dudu, uma consulta no dia 11 deste mês, data na qual o médico irá deixar programada a cirurgia e o processo pré-operatório do menino, que deverá ser operado no fim de maio.

Como a família de Dudu não possui condições de arcar com essas despesas, foi aberta, pela internet, através da rede social Facebook, uma campanha denominada “Todos juntos pelo Dudu”, que já obteve muitos compartilhamentos e, inclusive, doações de pessoas de Porto Alegre, como João Fajardo, que mesmo sem conhecer, se propôs a ajudar a família, que agora está realizando uma rifa para angariar fundos.

Por causa da lesão, Dudu deixou de frequentar a escola, não consegue andar e sente muitas dores. A mãe do menino, Rossana Freitas, agradece a todos que puderem ajudar na causa. “Estou muito sensibilizada com a campanha que se formou em prol do meu filho. Ainda dá pra perceber que existem pessoas boas no mundo”, disse, emocionada.

Quem estiver interessado em participar da campanha e puder realizar doações para ajudar o Dudu, basta entrar em contato com seu irmão, Junior Freitas, através do telefone (55) 8429-3267.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.