Artesãs santanenses entregaram produto local ao governador

 

Durante a Interiorização, Tarso Genro foi presenteado com artesanato feito na Fronteira

O governador recebeu o presente durante a Interiorização em Livramento

Dentre as diversas atividades realizadas durante a interiorização do governo estadual em Livramento, uma foi especialmente significativa para os trabalhadores rurais. Uma artesã, representando três grupos de mulheres artesãs atendidos pela Emater/RS-Ascar, entregou ao governador Tarso Genro uma manta confeccionada em lã crua por elas.

Os grupos Palomas, Flor do Campo e Ibicuí da Armada são formados por mulheres de pequenos produtores rurais ligados, em geral, à ovinocultura. Elas produzem mantas, palas e outros tipos de roupas e materiais feitos com lã.

A Emater/RS-Ascar realiza a orientação técnica de todo o trabalho de artesanato feito pelos grupos, desde a esquila da ovelha, passando pela lavagem e cardação, até o momento de tecer a lã. Segundo a artesã Camila Azevedo de Lima, que faz parte do Flor do Campo, o auxílio da Emater/RS-Ascar tem sido fundamental para a qualificação do trabalho de artesanato realizado pelos grupos. “A Emater está nos ajudando a aprender, o que é o principal. Estávamos sozinhas e a Emater conseguiu nos juntar para trabalharmos. Agora estamos trabalhando e estamos sendo valorizadas”, disse.

A zootecnista da Emater/RS-Ascar, Lisiane Schlick, destacou a importância financeira que o artesanato tem para os pequenos produtores rurais. “Os grupos de mulheres rurais encontraram no artesanato uma forma de agregação de valor na ovinocultura”, pontuou.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.