Comunidade começa a opinar

Primeira audiência de saúde ocorreu no Armour

Positiva a primeira audiência pública, realizada no Armour

Foi considerada positiva a primeira audiência pública para construir o Plano Municipal de Saúde para 2014 a 2017. Embora seja consenso que a participação, por parte dos cidadãos, deva aumentar. O evento ocorreu na noie da última quinta-feira, com o objetivo de colher dados que servirão de base para elaboração do PMS. Um dos assuntos que entrou na pauta foi a proposta de tornar a Santa Casa 100% SUS, encaminhada pelo vereador Aquiles Pires (PT) e rejeitada pela provedoria do hospital.

Estiveram presentes a secretária de Saúde, Érika Zanini de Andrade, representando a Santa Casa de Misericórdia, o provedor Carlos Vieira e administrador Adolfo Ferreira, conselheiros municipais da saúde, sindicalistas, entre outras lideranças setoriais, com a finalidade de participar e opinar.

Uma equipe da Secretaria da Saúde ficou responsável pelo registro das informações. Foram instalados computadores, a fim de que as demandas apresentadas, problemas, propostas de soluções e de encaminhamentos ficassem registrados. Ao fim do evento, a secretária de Saúde entendeu como positivos os debates, bem como as temáticas desenvolvidas. A primeira finalidade, ou seja, a participação da comunidade, teve início e, conforme a expectativa, terá continuidade com ampliação, a fim de que o número de participantes seja incrementado nas próximas audiências. O entendimento da municipalidade é de que será muito importante, para a melhoria da saúde em Livramento, ouvir as pessoas, os cidadãos. Porém, é preciso que a comunidade participe dos encontros, levando os problemas existentes e oferecendo sugestões para os mesmos, já que isso vai constituir exatamente na base da elaboração do Plano de Saúde.

O governo, na pessoa do prefeito Glauber Lima, assim como no que tange à representação governista na Câmara de Vereadores, tem a compreensão de que o PMS é um instrumento importante para as futuras ações e serviços do segmento. Nesta etapa do planejamento, a municipalidade considera que é de fundamental importância a presença dos cidadãos, pois são eles que, usuários dos serviços, têm condições de avaliar o que estão recebendo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.