Vereador trata de projetos binacionais com intendente

Vereador Dagberto Reis com o intendente Marne Osório

O vereador Dagberto Reis (PT) foi recebido na tarde de quarta-feira (14-09), pelo intendente de Rivera, Marne Osório (Partido Colorado), para tratar de projetos binacionais que contemplam as duas cidades. A Usina Binacional de Reciclagem de Lixo, foi um dos temas discutidos. O vereador petista ouviu do intendente riverense total apoio ao projeto e o seu empenho para resolver os entraves jurídicos que impedem a sua concretização. Juntamente com o deputado uruguaio Rubenson Silva, do Frente Amplo, Dagberto defende esta ideia há muitos anos, como forma ambientalmente correta para resolver o problema do lixo em Livramento e Rivera. Entusiasta da verdadeira integração das comunidades fronteiriças, Marne acredita na viabilidade de muitos projetos binacionais que podem ser viabilizados na medida em que as autoridades em Brasília e Montevidéu tenham a devida compreensão de que estes acordos não ferem a soberania dos dois países, ao contrário, ajudam a melhorar a vida das pessoas. “Temos que aproveitar o interesse do governador do Rio Grande, Tarso Genro, que nos parece disposto a ajudar nesta integração efetiva”, disse o intendente riverense.

Taxistas

Uma questão que pode ser resolvida pelas duas cidades fronteiriças através do intendente Marne Osório e do prefeito Wainer Machado, ouvidos os profissionais do setor, é a do trânsito de táxis nas principais ruas de Livramento e Rivera. O vereador Dagberto defende uma flexibilização não apenas no trajeto hoje limitado, mas também nas multas aplicadas. A Comissão Legislativa Internacional, presidida pelo vereador Batista Conceição (PSB) e da qual o próprio vereador Dagberto Reis faz parte, deve reunir os sindicatos de taxistas de Livramento e Rivera para debater o assunto. Marne Osório é favorável a um acordo e garantiu que vai conversar sobre o assunto com o prefeito Wainer.

Parque Internacional

Defensor da ideia de transformação do Parque Internacional em Patrimônio Histórico Binacional, Marne Osório pediu ao vereador Dagberto apoio a esta proposta junto às autoridades brasileiras. O parlamentar santanense garantiu seu apoio, destacando a importância desta declaração para Livramento e Rivera, se comprometendo, inicialmente, em levar o tema ao secretário estadual da Cultura, Luis Antonio de Assis Brasil, ao assessor para Assuntos Internacionais do governo do Estado, Tarson Nunez e à secretária executiva do Codesul, Emilia Fernandes.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.