Campanha de vacinação contra a gripe deve iniciar em duas semanas na cidade

Neste ano, pacientes com doenças crônicas terão que apresentar o receituário médico para poder se vacinar

Sant’Ana do Livramento se prepara para o início de mais uma campanha de vacinação, já antevendo a chegada, em poucos meses, do inverno, que promete ser um dos mais rigorosos da história recente no Rio Grande do Sul. A grande preocupação dos especialistas em reduzir os danos causados pelo vírus da gripe e suas variadas formas, fez com que, neste ano, a campanha de vacinação fosse antecipada, o que dará maior segurança às comunidades e fará com que os números de pacientes com vírus H1N1 declarado acabe sendo menor. Segundo a coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Sant’Ana do Livramento, Cândida Einloft, em 2012, a meta de vacinação na cidade não foi atingida, mesmo com todo o apelo publicitário feito incessantemente, nas mais variadas ferramentas de comunicação.

Nesta terça-feira, uma reunião na sede da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Alegrete, irá definir algumas novas diretrizes para a campanha de vacinação, que neste ano inicia no próximo dia 15 e se estende até o dia 26 de abril, tendo como dia nacional de mobilização o dia 20 de abril, das 8h às 17h, sendo vacinadas pessoas acima de 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 2 anos e pacientes portadores de co-morbidades. “O que temos de novo é a inclusão da lista das doenças crônicas que no ano passado já foi liberada, mas de maneira mais informal. As pessoas apenas diziam que tinham a doença e faziam a vacina. Neste ano, desde a abertura da campanha, os pacientes terão que apresentar a comprovação da doença antes de se vacinar, e terão que fazê-lo através de receita assinada pelo médico. Não adiantará o receituário dizer apenas que solicita a vacina. Terá que estar detalhada a co-morbidade, ou seja, a doença crônica que o paciente tem, para que seja tudo mais controlado”, explicou Cândida Einloft.

A coordenadora disse que, na reunião desta terça-feira, em Alegrete, será também divulgada a nova meta, e outras dúvidas serão esclarecidas antes do repasse de mais informações para a comunidade. Ao falar das metas, a coordenadora diz que, em 2012, apenas entre os profissionais da saúde as metas foram atingidas. “O público-alvo possui uma meta de 80% e atingimos 60% de cobertura, porque os grupos que não precisam apresentar receita deixaram de se vacinar”, explicou ela, ao dizer que a campanha começa no dia 15 para todos os grupos e no sábado, 20, acontece o chamado Dia de Mobilização, que acontecerá em postos de saúde e em outros pontos da cidade. A coordenadora salienta, ainda, que no caso dos pacientes que precisam apresentar a receita, esta pode ser a mesma liberada pelo médico em 2012. “Espero que, neste ano, seja melhor do que em 2012, porque foi bem abaixo das expectativas”, finalizou.

Postos de vacinação
1 – Unidade Sanitária Básica de Saúde – Dr. Ivoney M. Guedes
2 – UBS PAM – Manduca Rodrigues, 295
3 – UBS Armour – Pres. Getúlio Vargas
4 – UBS Prado – Rodrigues Barbosa
5 – UBS Vila Real – Vicente Ilha de Vargas
6 – UBS Planalto – Frente à praça do Planalto, pela esquerda
7 – UBS Simon Bolivar – Maria Saraiva, 195
8 – UBS CAIC – Dom Pedro II
9 – UBS Tabatinga – Rua Jardim das Flores, 63
10 – Parque Internacional
11 – Praça José Bonifácio
12 – Praça General Osório
13 – Praça Artigas
14 – Supermercados Righi – Rua 13 de Maio
15 – Hipermercado Big
16 – Sede da Associação dos Moradores da Vila Julieta

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.