Secretário de Obras diz que ações estão sendo feitas nas estradas rurais do município

Ações emergenciais e obras de maior porte estão previstas para acontecer em todas as regiões do interior do município, visando escoar a produção de grãos

Veículos pequenos já não mais conseguem ter acesso a algumas localidades do interior do município

As reclamações dos produtores rurais instalados em todas as regiões do interior do município são constantes e pipocam diariamente nas secretarias ligadas ao setor produtivo em Sant’Ana do Livramento. Com a necessidade de escoar a produção, a demanda por melhorias nas estradas rurais tem aumentado significativamente, o que, segundo o secretário de Obras, Vitor Assef, também tem provocado uma verdadeira corrida para promover os consertos necessários em cada uma das regiões.

Segundo Assef, são pelo menos cinco as frentes de trabalho atuando em pontos considerados críticos, com a intenção de dar uma resposta rápida aos produtores e amenizar o problema. “Primeiramente, vamos atuar em estradas que precisam escoar a produção de arroz e soja. Essas frentes estão direcionadas ao transporte escolar também, porque tem alguns assentamentos de difícil acesso. Estamos com uma lâmina na Coxilha de Santo Inácio, em parceria com o pessoal da Agrosoja, e, provavelmente, deva entrar uma patrola fazendo o trabalho desde a Madureira até o Marco de Itaquatiá. Estamos trabalhando, também, com balastro no Ibicuí, porque a safra está saindo pela Parada Guerra. Também estamos trabalhando assim na estrada de Pampeiro a Santa Rita, onde também há uma enorme produção de soja e arroz, e, além disso, estamos fazendo por dentro, visando melhorias para escolas e para a produção de leite. Também estamos trabalhando, de forma emergencial, no assentamento Roseli Nunes, onde já colocamos balastro e estamos agora com algum socorro. Na semana passada, em um mutirão de fim de semana, na estrada da Tafona até o Cerro da Árvore, colocamos à disposição todo o maquinário disponível. Além disso, está prevista para este fim de semana uma operação emergencial aqui na estrada dos Cerros Verdes, na localidade conhecida como Peral”, disse ele.

Questionado sobre o tempo de recuperação das estradas rurais diante da demanda apresentada pelos produtores, Vitor Assef disse que não é possível precisar esse dado, uma vez que todas as estradas estavam em péssimas condições quando ele assumiu a pasta. “O descaso era tamanho, que todas as estradas estão nas mesmas condições, ou seja, péssimas. Se for ver o município como um todo, nem posso fazer uma projeção para dizer quando é que vamos chegar ao fim. A nossa previsão, agora, é com base na safra, em que estamos atuando com cinco ou seis equipes no interior. Se mantivermos, durante um mês, cada frente e trocarmos para outra, em um ano eu faço entre 50 e 60 frentes de trabalho. Hoje, é essa a previsão. A continuidade destas ações é que vai dar a resposta à demanda existente atualmente. Neste momento, eu afirmo: não há previsão de quando vamos poder atender toda a demanda”, afirmou.

O secretário de Obras de Sant’Ana do Livramento disse, também, que não tem como projetar a quantidade de quilômetros que serão atendidos pelas frentes de trabalho. Assef disse, ainda, que, com exceção de uma patrola e uma retroescavadeira, todo o equipamento está sendo utilizado. “Toda a força produtiva da Secretaria de Obras está operando atualmente, seja no interior ou na região urbana da cidade, uma vez que não podemos deixar de atender aos pedidos dos moradores das nossas vilas, que também carecem de uma atenção muito especial”, acrescentou. Vitor Assef disse que é preciso encontrar o equilíbrio entre o interior e as vilas. “É a mesma coisa quando falamos da operação tapa-buracos. A cidade estava um caos e eram buracos para todos os lados. Então, estamos, diariamente, com uma equipe nas ruas, fazendo a operação tapa-buracos, porque não pode haver descontinuidade, até que chegue um dia que consigamos eliminar, ou reduzir, esse problema na cidade”, afirmou ele. O secretário de Obras ainda disse que, atualmente, uma equipe atua com o serviço de patrolamento no Rincão da Bolsa.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.