14 de Julho é pauta em especial do Esporte Espetacular

Uma equipe comandada pelo repórter Bruno Laurence, da Globo São Paulo, esteve ontem gravando material do clube

A equipe do Esporte Espetacular com os dirigentes quatorzeanos. Matéria sobre o primeiro título de um clube brasileiro no exterior, a Copa La France, será exibida em junho, na Globo.

A ligação do Leão da Fronteira com o futebol uruguaio, sendo entre outras coisas, fundador da Liga de Futebol de Rivera, ter sua primeira sede no Parque Internacional e ter sido campeão da Copa La France, a primeira participação de um clube brasileiro fora do território nacional, acabou despertando a atenção de uma equipe do Esporte Espetacular, da Rede Globo. O 14 de Julho acabou entrando na pauta de um especial sobre os países que irão disputar, em julho, a Copa das Confederações no Brasil. A Globo São Paulo enviou equipes para os cinco continentes e o trio formado pelo repórter Bruno Laurence, a produtora Paloma Fukusig e o cinegrafista Ulisses Mendes, desembarcou ontem na Fronteira, depois de uma escala em Porto Alegre e Uruguaiana. Lá, eles alugaram um carro e se deslocaram até Livramento.

O repórter Bruno Laurence na sala de troféus do 14 de Julho

A pauta era recontar a ligação do futebol brasileiro com o uruguaio. A produção começou com a captação de imagens e entrevistas com riverenses, no período da manhã de ontem. Durante a tarde, a equipe chegou ao Estádio de João Martins, onde era esperada por dirigentes, atletas e torcedores, com todo um cenário já montado, com bandeiras das torcidas organizadas, mascote do clube e os atletas fazendo um treino com o preparador Mauricio Ubal. O presidente Cabetos Martins, o cônsul Paulinho Labarthe, além dos diretores Roberto Lima e Ari Acosta e o gestor Elson Macedo, foram os anfitriões da equipe da Globo São Paulo. Enquanto Ulisses captava imagens do estádio, treinamento, e torcidas, o repórter Bruno Laurence descobria, nas conversas com diretores e com o professor João Batista Conceição, autor do livro do 14, que a ligação de Livramento e Rivera vai muito além do futebol. “Vocês têm, aqui, uma realidade incrível e uma grande história para ser contada no Globo Repórter, por exemplo, não apenas no esporte, mas pela economia, linguagem, na relação diária de dois povos que se fundem numa linha imaginária, de uma fronteira que, na verdade, não existe”, disse ele. Laurencem que é um dos mais experientes repórteres de esporte da Globo, com sete anos na emissora e mais 10 na Rede Bandeirantes, veio pela primeira vez à Fronteira.

Cinegrafista Ulisses Mendes no estádio João Martins

A segunda etapa da matéria foi produzida na sala do conselho consultivo, onde foram filmados troféus que contam a história do clube, especialmente a Copa La France, que poderá dar ao 14 de Julho o título de primeiro clube brasileiro a ter vencido uma competição internacional. A matéria acabou com entrevistas dos diretores Paulo Labarthe e Ari Acosta, que se debruçaram sobre a história do clube e sua ligação com o futebol uruguaio, além dos momentos históricos da vida do 14 de Julho.

Nesta sexta-feira, a equipe da Globo volta para Uruguaiana e depois voa para Porto Alegre, onde Bruno entrevista o uruguaio Forlan, atacante Colorado. Depois, o voo será para Montevidéu, onde a matéria será completada. O especial dos países da Copa das Confederações vai ao ar em junho, no Esporte Espetacular.

.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.