Projeto Conta Quem Faz apresenta palestra sobre administração feminina

Uma verdadeira aula de gestão, superação e tenacidade foi o que o público que lotou, o reservado do restaurante Solar Dom Pedro, ontem, ao meio-dia, teve das empresárias Gilda Bonatto Acauan e sua filha, Marcela. As duas foram as palestrantes do projeto “Conta Quem Faz”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, com o objetivo de destacar exemplos de empreendedorismo na área empresarial santanense. O evento também marcou as comemorações dos 122 anos da entidade, lembrados no pronunciamento do presidente da ACIL, Sérgio Oliveira, e ainda a homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

Empresárias foram homenageadas na reunião-almoço de ontem

Gilda Acauan recordou que, com as quatro filhas, assumiu os negócios da família após o falecimento do marido, o destacado empresário João Jacques Acauan, Jacquinho, como era conhecido. “Ele, além de invernador, tinha uma cabanha de ovelhas Ideal, que em 1990, na exposição de Esteio, conquistou todos os prêmios da raça, recebendo, assim, o título de Cabanha do Ano. Ao voltar a Livramento, ele me disse: ‘Está na hora de vender estes animais e partir para um novo negócio. Vou montar um tambo’”, relatou ela.

As empresárias fizeram um relato da trajetória do negócio e mostraram o que é, atualmente, o empreendimento, que produz 1,36 milhão de litros de leite por ano. A Cabanha Topador, com 160 hectares, está dividida em 40 potreiros, sendo que a cada dia os animais pastam em um dos potreiros. Ao fim dos 40 dias, quando retornam ao primeiro potreiro, o pasto já está recuperado. Essa sistemática consegue uma qualidade e quantidade de produção de leite sem estresse para os animais, situação bem diferente da realidade de outras empresas, inclusive algumas de padrão internacional.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.