Empresários santanenses pressionam aprovação de free shops na Fronteira

Comitiva de representantes da ACIL, CDL e Sindilojas mantem contatos nesta terça-feira, em Brasília

Depois de reunião na cidade, comitiva se deslocou para a capital federal

Os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Livramento -ACIL, Sérgio Renato de Oliveira, e do Sindicato do Comércio Varejista -Sindilojas, Pablo Escosteguy, viajaram na noite de ontem para Brasília, acompanhados de diretores das duas entidades e também da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL com o objetivo de manter contatos com deputados e senadores que podem ajudar na tramitação e aprovação do projeto de lei de autoria do deputado Marco Maia, do PT, que cria as lojas francas – ou free shops – nas cidades gêmeas das fronteiras do Brasil com o Uruguai e Argentina, especialmente. Os empresários devem ficar em Brasília nesta terça-feira e amanhã, quando estarão presentes ao plenário da Câmara Federal, no momento da leitura do relatório elaborado pelo deputado gaúcho Jerônimo Goergen, do PP, em favor da aprovação do projeto.

 

A viagem da comitiva santanense a Brasília foi acertada na manhã de ontem, durante a reunião semanal da diretoria da ACIL com a participação das demais entidades. Em contato com o deputado Jerônimo Goergen, os empresários acertaram a agenda a ser cumprida na Capital Federal. “O deputado disse que, apesar de seu parecer favorável e também do fato de que esse parecer terá caráter conclusivo, sempre é bom que as comunidades a serem beneficiadas demonstrem seu interesse. Nesse sentido, decidimos que temos de levar nossa voz até Brasília, até porque queremos aproveitar para conversar diretamente com o próximo relator, que será um deputado de Minas Gerais, para demonstrar a ele o quanto esse novo sistema será importante para a nossa economia”, justifica Sérgio Oliveira.

Além dos dois empresários, a comitiva ainda conta com as presenças de Raiman Baja, Victor Hugo Fialho e João Gabriel Hillal, além do deputado estadual Frederico Antunes, do PP, que se reuniu ao grupo em Porto Alegre. Nesta terça-feira, os empresários deverão conversar com a senadora Ana Amélia Lemos, com o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, e com o deputado mineiro Mauro Ribeiro Lopez, que deve ser o próximo relator a opinar sobre o projeto. “Ele é o nosso principal contato, porque vai ter o poder logo ali de nos ajudar ou não, da mesma forma que queremos aproveitar a terça-feira para fazer contatos também com outros deputados, principalmente aqueles que não temos certeza de apoio, para explicar nossa demanda”, acrescenta Oliveira.

Os empresários santanenses levam uma apresentação completa sobre a atual realidade econômica da Fronteira e as diferenças em relação ao comércio do outro lado da “linha”, que já conta com o sistema de free shops. Além disso, o Presidente da ACIL confirmou que vai formalizar convite ao deputado Mauro Lopez para que ele visite Sant’Ana do Livramento-Rivera para conhecer de perto a realidade local e entender a necessidade da aprovação do projeto do deputado Marco Maia. Veja campanha de apoio na página 11.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.