ACIL propõe mobilização de troco solidário em prol da Santa Casa

Rede de supermercados de Livramento já aderiu à campanha e arrecadou doações significativas para o hospital durante o dia de teste

O diretor dos Supermercados Righi, de Livramento, e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial-ACIL, Antônio Righi, o provedor Carlos Alberto Vieira, e o diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia, Adolfo Ferreira, assinaram, na manhã de ontem, o primeiro contrato entre a empresa e o hospital, visando a arrecadação de doações para o estabelecimento de saúde, através do troco referente a pagamentos feitos pelos consumidores nas compras feitas nas lojas da rede. A ação é resultado de uma proposta apresentada no ano passado pela Associação Comercial e Industrial de Livramento, com o objetivo de envolver um maior número de empresas locais na mobilização comunitária em favor do hospital.

Colaboradores podem identificar nos cupons fiscais recebidos nos caixas, a doação realizada. Empresários se reuniram para discutir o tema

“Ainda em 2011, recebemos uma sugestão do Sr. Carlos Evangelista, que é colaborador da Santa Casa, e propusemos, em uma de nossas reuniões semanais de diretoria da ACIL, a realização de estudos sobre essa possibilidade. O nosso vice-presidente, Antônio Righi, imediatamente se dispôs a estudar meios para levar a cabo essa ideia, de modo a que se tivesse absoluta segurança quanto à seriedade, à transparência e à credibilidade dessa arrecadação, que obrigatoriamente teria que ser feita através de cupom fiscal, para dar tranquilidade tanto para a ACIL, que abona essa iniciativa, quanto para a empresa envolvida, o hospital beneficiado e a comunidade em geral”, relata o presidente da Associação Comercial e Industrial de Livramento, Sergio Oliveira, que juntamente com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista-Sindilojas, Pablo Escosteguy, assinou como testemunha do contrato.

Após quase um ano de estudos e pesquisas em busca do mecanismo mais adequado para o procedimento de arrecadação do troco solidário, a rede de supermercados Righi concluiu a análise de possibilidades e já dispõe, em seu sistema, do software necessário. O sistema foi instalado na semana passada nas caixas registradoras de uma das lojas da rede, localizada no bairro Armour, e foi testado durante todo o movimento de vendas do último sábado. Nesse único dia, foram registradas mais de 300 doações de troco para a Santa Casa, alcançando um valor total de aproximadamente R$ 150,00. O valor doado é registrado eletronicamente no caixa e sai devidamente informado no cupom fiscal, inclusive na via fornecida ao consumidor. Agora, o programa que registra o troco solidário vai ser instalado também nas demais lojas da rede de supermercados Righi e disponibilizado gratuitamente para outras empresas interessadas. “Esperamos que as demais lojas e supermercados de Livramento se insiram nessa mobilização. Nosso interesse principal é proporcionar aos consumidores uma oportunidade de colaborar, de ajudar a Santa Casa, e acreditamos que essa é uma forma prática e segura de fazê-lo. Por isso, com a mesma confiança na solidariedade da nossa comunidade e em mais uma resposta positiva a nossa proposta, graças fundamentalmente à credibilidade que a ACIL tem junto aos santanenses, nos envolvemos em mais essa campanha, que esperamos traga resultados muito favoráveis para a nossa Santa Casa”, registrou Sergio Oliveira.

O provedor Carlos Alberto Vieira se disse surpreso quanto às possibilidades de arrecadação através das doações do troco solidário. Tanto ele, quanto o diretor Adolfo, destacaram, aos integrantes da diretoria da ACIL, CDL e Sindilojas presentes ao ato de assinatura de contrato com o supermercados Righi, a importância da contribuição permanente da comunidade para com a Santa Casa. “Vai chegar o dia em que vamos poder ter a tranquilidade de dizer que a Santa Casa não está precisando, mas por enquanto não podemos dizer isso. Ao contrário, precisamos sim, e muito”, enfatizou Afonso.

 

Por Leo Silveira
leo.aplateia@hotmail.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.