Reunião formata possíveis parcerias entre a Rural e a administração local

Possibilidade de encaminhar soluções para o setor rural e demais segmentos com emparceiramento é muito forte

Prefeito Glauber Lima participou da reunião com a direção do Sindicato Rural e produtores

O presidente da Rural de Livramento, Luiz Claudio Andrade, e integrantes da diretoria da Associação e Sindicato, como Luigy Lopes Rodrigues e Leonardo Jimenez, recepcionaram a comitiva do prefeito Glauber Lima na tarde de sábado, 12, para uma reunião prévia à abertura da 35ª Feira de Ovinos de Verão. Compuseram o grupo que acompanhou o mandatário o vice, Edu Olivera, e os secretários Carlinhos Fernandes, da Agricultura, e Victor Aseff, das Obras.

Nas dependências do Parque da Rural de Livramento, as lideranças ruralistas apresentaram reivindicações e perspectivas com relação ao setor agropecuário santanense e fatores ligados à produção. Na oportunidade, ficou acertada a realização de um seminário para discussão e organização do Arranjo Produtivo Local da Ovinocultura (APL), a exemplo do que já ocorreu na cadeia leiteira. O prefeito disse que Livramento tem o maior e melhor rebanho ovino do Rio Grande do Sul e uma qualidade superior que repercute em nível nacional. “Esse é o nosso momento, somos referência de integração para o mundo, vamos trabalhar de forma integrada e articular ações voltadas ao setor ovino” – disse Glauber Lima, determinando ao secretário da Agricultura, Carlinhos Fernandes, a consolidação desse processo de parceria.

O presidente Luiz Claudio Andrade e os diretores da Rural expuseram algumas necessidades do segmento. A principal delas diz respeito à necessidade de recuperação e manutenção das estradas de escoamento da produção, bem como as demais, no interior do município. O prefeito respondeu que está em vias de execução uma ação integrada com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) para as áreas de assentamentos, salientando que a melhoria nas vias rurais sob responsabilidade do Incra está avançando. Citou o trecho de seis quilômetros realizado pela Secretaria de Obras, o primeiro executado pelo titular Victor Aseff. “Vamos atrás de recursos para as demais estradas e queremos estabelecer uma equipe de permanência para atuar exclusivamente na recuperação e manutenção das estradas rurais principais e vicinais” – refere. Glauber Lima informou que tem a intenção de criar um Departamento de Estradas Rurais na Secretaria de Obras, dotado de um parque de máquinas específico para atender o meio rural.

Luiz Claudio Andrade disse, também, que a maioria das estradas, hoje, está intransitável e é fundamental tomar providências o mais breve possível, ressaltando que as chuvas fortes e a falta de manutenção permanente nos anos anteriores, com as vias continuando a receber tráfego – e não poderia ser de outra forma – geraram a atual condição. O presidente colocou o Sindicato à disposição para parcerias duradouras que, real e efetivamente, impactem de forma construtiva e positiva no meio rural e na comunidade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.