Aécio vai ao ataque contra Dilma: “Ela maquiou as contas públicas”

Aécio Neves foi à guerra. Além da coluna semanal na Folha, em que tem feito críticas constantes à condução da economia, ele agora ocupa uma página no jornal O Globo para criticar a “contabilidade criativa” do governo Dilma. Assessorado por economistas como Pedro Malan e Armínio Fraga, que fizeram parte da equipe do Plano Real, Aécio tenta adensar seu discurso de presidenciável em torno de questões econômicas. O mote, para o novo ataque, é a suposta “contabilidade criativa” do governo Dilma. “A irresponsabilidade fiscal praticada ganhou um nome irônico: contabilidade criativa”, diz ele, que acusa a gestão federal de “gastar muito e gastar mal”. Aécio critica o uso de R$ 12,4 bilhões do Fundo Soberano para fechar as metas de superávit fiscal. “O conjunto de operações atípicas traz à tona uma questão extremamente relevante. Maquinando sua prestação de contas e manejando margens para conseguir se aproximar dos resultados planejados, o governo fragiliza ainda mais a já combalida credibilidade”.
No artigo, Aécio acusa Dilma de governar “sob o regime do improviso” – e sem nenhum diálogo com a sociedade ou mesmo com a sua base de apoio. Um dos focos de sua crítica é a mudança nas regras do setor elétrico – sancionada ontem, a renovação de concessões deve permitir uma redução de 20% das contas de luz. “Lembro que dias atrás o governo federal tachou como “ridícula” a hipótese de racionamento de energia. Mas, como palavras não enchem reservatórios, sob as sombras do constrangimento, reuniu-se essa semana uma preocupada equipe de governo para evitar justamente o problema que afirmavam não existir”.
Segundo o presidenciável tucano, as ações do governo Dilma afugentam investidores e colocam em risco a “herança bendita” da estabilidade econômica, que, segundo ele, teria sido legada pelo PSDB. 2014 começou.

Preço da gasolina aumentará 7%

Pela primeira vez em quase dez anos o preço da gasolina subirá. O reajuste a ser autorizado pelo governo federal será de 7% e entrará em vigor na semana que vem.

. O diesel aumentará entre 4% a 5%.

- O governo pensa aumentar a mistura de etanol na gasolina, visando com isto diminuir o impacto do aumento.

Mercado financeiro aposta em PIB menor em 2013
O mercado financeiro voltou a reduzir a estimativa de crescimento da economia em 2013. A nova projeção passou para 3,2% ante os 3,26% previstos anteriormente. Os números estão no boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central.

. Embora o governo tenha divulgado que existe uma tendência de queda da inflação, investidores e analistas do mercado financeiro continuam pessimistas. De acordo com o boletim, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderá fechar 2013 em 5,53%.

. No levantamento anterior, o mesmo índice foi estimado em 5,49%

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.